Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Novo Centro de Especialidades Odontológicas será credenciado ao Brasil Sorridente

Novo Centro de Especialidades Odontológicas será credenciado ao Brasil Sorridente

Novo Centro de Especialidades Odontológicas será credenciado ao Brasil Sorridente
May 26
08:50 2014

O novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macaé, que será inaugurado na próxima quarta-feira (28), às 14 horas, na rua Velho Campos, 566, no Centro, recebeu a visita de técnicos da Coordenadoria Geral de Saúde Bucal para averiguação do cumprimento dos itens para a formalização do credenciamento ao Programa Brasil Sorridente, do governo Federal.

 A assinatura do convênio, que vai possibilitar o repasse de verbas federais para ampliar o acesso da população aos serviços de odontologia especializados, acontecerá no dia da inauguração do novo CEO, simultaneamente a doze outros no país. O Programa Brasil Sorridente, que integra a Política Nacional de Saúde Bucal, foi criado em 2004. Desde então, aproximadamente mil CEOs já foram instalados. As assinaturas dos convênios fazem parte da comemoração dos dez anos do programa. 

O novo espaço segue as diretrizes da gestão da Saúde do governo municipal, que vem ampliando a qualidade dos serviços prestados, tanto em infraestrutura como em profissionais. O local dobrará o número de consultórios para o tratamento odontológico, de quatro (desde 2008) para oito, sendo cinco deles destinados ao tratamento especializado. A previsão é que cerca de 60 pessoas sejam atendidas diariamente nas seguintes especialidades; atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais, endodontia, periodontia, próteses, odontologia pediátrica (desde a primeira dentição) e clínica geral. 

Inicialmente, o atendimento especializado será feito das 8 às 17 horas. Já o Pronto Socorro 24 horas terá três consultórios, com três dentistas clínicos nos plantões. 

Uma importante inovação do novo CEO é a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com uma sala específica para a identificação e saída de resíduo. O prédio conta ainda com laboratório de implantes para a confecção de próteses, sala de radiologia, central de esterilização e auditório com capacidade para cerca de 40 pessoas, que será utilizado para educação para saúde bucal e formação profissional continuada. 

Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado por um dentista clínico de um dos cerca de vinte pontos de atendimento da rede municipal, como os postos de Estratégia de Saúde da Família e unidades de urgência. Em seguida, os pacientes passarão por uma triagem no CEO. 

As consultas para as especialidades podem ser agendadas por telefone, através dos números 2762-0539 e 2796-1364. O atendimento de pronto socorro, disponível em um consultório 24 horas, não precisa ser agendado.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'