Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

O poeta das imagens

O poeta das imagens

O poeta das imagens
June 03
09:29 2014

 Cineasta casimirense ganha destaque nacional com seus documentários

 

Pequenas cidades costumam revelar grandes talentos. Prova disso, é uma jovem estrela em ascensão, de Casimiro de Abreu. Wanderson Chan tem chamado à atenção de produtores renomados da indústria cinematográfica. Ele abriu uma produtora “Contra a Parede Produções”, em 2010, e descobriu que estava no caminho certo.

Mas, foi bem antes que tudo começou. “Não concluir a faculdade de cinema e nem pretendo. Sou fã do Fernando Meirelles e nem formado em cinema ele é. Aprendi tudo o que sei assistindo outros filmes, assim estudo todas as técnicas e coloco em prática nos meus trabalhos. Comecei em 2006 logo após um curso oferecido pela prefeitura de Casimiro de Abreu. Usava meus irmãos como minhas cobaias”, disse o cineasta.

Em 2007, Chan gravou o curta "Casimiro de Abreu - A Invasão" retratando de forma cômica, a história que pousaria nos 80, um disco voador na cidade. Repercutindo de forma positiva, o filme foi enviado para o 1º festival internacional de curta-metragem em Cabo Frio (Curta Cabo Frio) e foi aceito entre mais de 750 filmes. “Meu primeiro filme surtiu um efeito muito positivo. Logo depois fiz uma sequência com os dois personagens do 1° filme: ‘Zeca e Joel em A Pedra Preciosa e Zeca e Joel em O Resgate’. Sucesso absoluto na região”, comentou.

Motivado por desafios, Chan revelou fazer o que ninguém faz ou simplesmente, tem medo. Em 2008, o 2ª filme foi gravado, “O Zeca e Joel em A Pedra Preciosa”, aí ele decidiu fazer o longa-metragem. Uma das locações foi em Diadema (SP). “Não basta ter um trabalho bom, você tem que saber promovê-lo. As pessoas precisam vê teu trabalho. Por isso gravei várias cenas lá! Vejo uma oportunidade de ser visto em um meio tão disputado saindo das regras e usando técnicas que eu mesmo criei! Isso me faz ter uma identidade e não ser mais um”.

Em 2007, o cineasta participou de videoclipes, esquetes para TV, curtas e comerciais. No entanto, o que mais chamou atenção foi o filme "Mande In Brazil", gravado em Maio de 2013 para um festival Americano. O filme conta a história de um jovem morador da comunidade do Pavão, no Rio, que almejava o sonho de ser jogador de futebol. Muitos jovens dessa comunidade idealizam do mesmo sonho. A trama filme virou notícia nacional após a morte do protagonista do filme ter morrido quase da mesma forma que o filme retratou.

O dançarino do Programa “Esquenta” Douglas Rafael da Silva, o DG, foi executado por um disparo de arma de fogo, na comunidade. “Infelizmente, a trama teve uma repercussão que eu jamais gostaria que acontecesse. DG era só alegria, as gravações eram sempre divertidas porque ele as a deixavam assim”, lembrou.

Fã incondicional do cineastaprodutor e roteirista brasileiro, Fernando Meirelles, que ganhou notoriedade internacional com o filme Cidade de Deus em 2002, Chan revela adquirir muita experiência, tanto com ele, e também com José Padilha e pelo reverenciado, Quentin Tarantino. “Me espelho em Fernando Meirelles, ele tem uma visão cinematográfica incrível”, enfatizou.

Chan já participou de um programa chamado “Contra a Parede”, na Band e já dirigiu um quadro na Rede Record. Participou ainda da produção do clip de MC Creu e de outros artistas. Atualmente, o cineasta está embasado no projeto de gravação de um longa-metragem para o festival de Cannes.  Segundo o jovem, o roteiro já está pronto, e foi escrito pelo amigo Nei Francisco, dono de vários prêmios do gênero. O filme dará oportunidades aos artistas da região, cuja ideia é que a produção seja 100% destas terras. “Estamos na fase de captação de recursos, aproveito aqui a oportunidade. Quem quiser colaborar com o filme entre em contato conosco! Tenho certeza absoluta que a próxima matéria será pra falar do filme em Cannes”, finalizou. O telefone para contato é (22) 9 9949-4120.

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'