Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Parlamento Europeu pede saída imediata de Joseph Blatter da Fifa

Parlamento Europeu pede saída imediata de Joseph Blatter da Fifa

Parlamento Europeu pede saída imediata de Joseph Blatter da Fifa
June 11
12:33 2015

Joseph Blatter não tem paz. Um dia depois de apolícia suíça voltar à sede da Fifa e buscar documentos em seu escritório, o presidente da Fifa recebeu um recado forte nesta quinta-feira. O Parlamento Europeu pede que ele deixe o cargo imediatamente.

Na semana passada, quatro dias depois de ser reeleito, Blatter comunicou que deixará a função - o que foi parabenizado pelos parlamentares. Mas ele seguirá no cargo até as novas eleições, que tendem a ser realizadas em dezembro. Para o Parlamento Europeu, isso não é suficiente.

Os parlamentares decidiram, em maioria, solicitar a saída imediata do cartola. A medida não tem poder legal. Mas tem peso político. É uma ação que escancara o quanto o dirigente está acuado em seu próprio continente.

- A credibilidade da Fifa, como organismo que governa o futebol mundial, e as urgentes reformas exigidas, não podem ser alcançadas até que uma nova liderança seja indicada – diz o texto divulgado pelo Parlamento.

O órgão europeu bateu forte na Fifa. Chamou a entidade de corrupta.

- A Fifa funcionou durante vários anos como uma organização inimputável, opaca e manifestamente corrupta - afirma o texto.

Blatter foi reeleito para um quinto mandato no fim de maio, dois dias depois da prisão de sete dirigentes do alto escalão da Fifa em Zurique - entre eles, o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Ele venceu na última disputa, por 133 votos a 73, o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussein, que já anunciou que concorrerá novamente. 

Nesta quarta-feira, Zico também comunicou que tentará ser o novo presidente da Fifa.

Próximas Copas

O Parlamento também emitiu um alerta para as próximas Copas do Mundo - de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. O comunicado apoia opinião de Domenico Scala, presidente do Comitê de Auditoria da Fifa, que manifestou que os Mundiais podem ter suas sedes revistas se forem comprovadas irregularidades nas escolhas.

- O Parlamento Europeu saúda a declaração do responsável do Comité de Auditoria da FIFA no sentido de que "a atribuição da realização dos campeonatos mundiais de 2018 e 2022 seja invalidada se surgirem provas de que essa atribuição resultou de atividades de corrupção". Todos os funcionários envolvidos em irregularidades financeiras devem ser afastados e as decisões ligadas a atividades corruptas e criminosas devem ser revistas - diz o texto.

blatter_reu2

FONTE: G1

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'