Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Parque dos Pássaros recebe atelier exclusivamente dedicado ao meio ambiente

Parque dos Pássaros recebe atelier exclusivamente dedicado ao meio ambiente

August 26
18:03 2013
Responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Rio das Ostras, Tatá Costa, explica que foco será nos materiais reciclados

Responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Rio das Ostras, Tatá Costa, explica que foco será nos materiais reciclados

Nunca se falou tanto em meio ambiente. Parece que as pessoas começaram a tomar ciência dos malefícios de tantos objetos que teriam como destino o lixo - afinal, eles podem ser reciclados e ainda se tornar lindas peças de decoração. Quem está exercendo bem a proposta de disseminar o "artesanato sustentável" é a Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap).

Na última semana, começou a funcionar o "Ateliê Lembrei de Você", no Parque dos Pássaros. Administrado pela SEMAP, com a gerência da ONG Maré de Artes, Associação Jubarte de Artesãos e Associação de Artes e Gastronomia do Jardim Mariléa, às portas do Ateliê estão abertas para os interessados em criar peças feitas com materiais reclicaveis.
As atividades serão desenvolvidas de terça a domingo das 9 às 16hs. Além de aprender a reduzir o lixo e produzir criações diversas, a proposta é mostrar aos visitantes do Parque dos Pássaros, uma unidade de preservação ambiental. O artesanato sustentável produzido com garrafas pet's, plásticos, latas e vidros. Cada participante poderá trazer seu próprio material de casa. "Além de ser uma oportunidade de aprender uma nova atividade, as pessoas passam a ter mais consciência ambiental, afinal, o lixo residencial vai diminuir muito", disse responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, Tatá Costa.
As oficinas são gratuitas. Os participantes deverão iniciar as atividades levndo tesoura, cola, agulha, linha, papel melita usado, jornal, revista, pedaços de tecido, caixa de leite, garrafas pet com as tampas e todo o material para as oficinas têm que estar devidamente limpos. Para disseminar a proposta de reduzir o lixo, a secretaria vai capacitar até o final do ano, cerca de 500 pessoas.
Outros eventos temáticos são desenvolvidos mensalmente pela equipe da prefeitura que atua no Parque dos Pássaros. Entre elas, caminhada ecológica, horta na escola, eventos culturais, palestras sobre ecologia e inclusão às artes. Os interessados em saber a agenda de atividades podem entrar em contato pelo telefone (22) 2771-6420 ou ir ao local, na Rua Petrópolis S/N, Jardim Marilea.
Já é possível apreciar as peças de decoração, vasos, bolsas, bijuterias, panos de pratos, bordados e outros objetos que começaram a ser expostas. Além de ser uma nova temática a reciclagem ainda gera renda aos novos artesãos. Vale lembrar que no Parque dos Pássaros há um ponto de coleta seletiva de lixo e entrega de óleo de cozinha usado. "O nosso objetivo é intensificar conhecimentos básicos e necessários aos munícipes e estabelecer a ideia da coleta seletiva, reduzindo o volume do lixo bruto no aterro sanitário", finalizou Tatá Costa.

 

Related Articles

2 Comments

  1. Fran
    Fran August 28, 09:02

    Adorei Tatá, valeu!

  2. André Cabral
    André Cabral August 28, 09:06

    Obrigado pelo comentário

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'