Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

PM recebe sociedade Civil no Café comunitário de abril

PM recebe sociedade Civil no Café comunitário de abril

PM recebe sociedade Civil no Café comunitário de abril
April 29
14:16 2016

Na última quarta-feira (27) de abril, aconteceu mais um Café Comunitário na sede do 32º Batalhão de Polícia, em Barra de Macaé. O encontro, realizado sempre na última quarta-feira de cada mês, contou com a presença de representantes da sociedade civil, e foi coordenado pelo major Heitor, que na ocasião representou o comandante Volmmer, em reunião na capital.

Para debater temas ligados à segurança, estavam presentes na mesa, além do major, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé, Patrick Moraes, o delegado assistente de Rio das Ostras, Sérgio Santana, e o subsecretário de Ordem Pública de Macaé, Edilson Santana.

Assim como na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé, que aconteceu dois dias antes, o principal tema debatido entre os presentes foi o do aumento no número de efetivos do 32º Batalhão, e o pedido, por parte de representantes de entidades civis, de mais patrulhamento nos bairros. “As demandas não têm como ser fixas nos locais, porque a demanda é muito grande”, explicou Patrick após o representante do Instituto Federal Fluminense, IFF, se pronunciar. O presidente do conselho, porém, ponderou que a patrulha nos arredores da IFF é uma responsabilidade dividida entre a PM e a Guarda Municipal.

Após os pedidos por reforço policial em determinados pontos, o capitão Hudson, chefe da seção de planejamento de operações do batalhão, explicou que a Polícia Militar tem um direcionamento estratégico onde baseia o planejamento de acordo com indicadores criminais. “Esses indicadores são dados que são registrados nas delegacias de polícia. Esses dados são passados imediatamente para a PM e através desses dados fazemos um mapeamento de onde ocorrem as ocorrências”. O capitão completou ainda que independente do planejamento, todos os contatos por parte da população são “importantíssimos” para a PM.

Outra preocupação levantada por alguns presentes foi a de um possível envio de Policiais Militares lotados no 32º Batalhão para a capital, a fim de reforça a segurança durante as Olimpíadas. A questão, porém, foi negada pelos militares. “Não há nenhuma sinalização oficial da Polícia de que nós iremos perder efetivo para o Rio de Janeiro”, informou Hudson.

OAB dá sugestões para o combate à violência

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Macaé, Dr.Fabiano Pascchoal, disse que entendia que o trabalho estava sendo realizado com empenho pela PM, mas que a cidade necessitava de alternativas para o combate à violência. “É preciso pensar em soluções quanto ao efetivo da PM, a abrangência territorial do 32º Batalhão é enorme, e o número de policiais é reduzido. Uma solução seria diminuir a abrangência territorial, sendo construído, em outro município, outro batalhão”, sugeriu Dr.Fabiano, que complementou o pensamento com a ideia de que uma força tarefa fosse formada para levar até o governador as demandas da população macaense.

Em relação ao número de PMs, o major Heitor disse que hoje a corporação conta com 730 homens para atender os seis municípios de abrangência do batalhão. Em Macaé, são 340 policiais em atividade.

Parceria entre GM e PM

Hoje a Guarda Municipal, além da guarda patrimonial, também trabalha com atendimento ao cidadão devido a este novo cenário. A Guarda hoje tem seis viaturas para ronda urbana usadas em apoio à Polícia Militar e além disso, está sendo ampliado o sistema de monitoramento por câmeras com mais 12 aparelhos”, ressaltou o subsecretário de Ordem Pública.

Importância da denúncia

Mais uma vez, a importância do registro de ocorrência, ou mesmo da ligação para o Batalhão de Polícia relatando um delito, foi lembrado pela corporação. Em caso de problemas com o 190 – que não recebe ligações a partir de telefones móveis – o cidadão pode ligar para (22) 2765-7296 / (22) 98168-2344 ou ainda enviar e-mail para denuncia32bpm@gmail.com.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'