Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

População participa da discussão sobre segurança pública na serra macaense

População participa da discussão sobre segurança pública na serra macaense

População participa da discussão sobre segurança pública na serra macaense
June 16
09:38 2014

A audiência pública realizada na última sexta-feira (13), na quadra poliesportiva de Trapiche, na região serrana, foi presidida pelo vereador Maxwell Vaz (SD) e contou com grande participação popular. Além dos vereadores, estiveram presentes representantes do poder executivo, da sociedade civil organizada e, ainda, das polícias civil e militar. Para pressionar o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a aumentar o efetivo no município, os parlamentares se comprometeram a fazer um ato em frente ao Palácio da Guanabara - previsto para a próxima terça-feira (17). O comandante do 32° BPM, Ramiro Campos, também propôs a formação de uma comissão para acompanhar os trabalhos na Serra, semanalmente, com representantes da comunidade e do Poder Legislativo. 

O que motivou a audiência, segundo Maxwell, foram as recentes manifestações feitas por moradores, após o aumento da violência, incluindo dois assassinatos nos últimos dois meses. O documento da audiência pública será enviado ao poder executivo, Secretária do Estado de Segurança Pública, Ministério Público e aos comandos de polícia, além de outros órgãos competentes. 

Na reunião, o presidente da associação de moradores do Sana, Cristiano Pessanha, propôs a criação de portais, para identificação com câmeras de segurança, em todas as comunidades da região serrana. A ideia foi validada pelo comandante Ramiro, que citou o exemplo da Ilha do Fundão, que possui câmeras inteligentes, que identifica os rostos de infratores procurados pela polícia. “Mas sabemos que o Estado tem suas prioridades, o que não impede da iniciativa privada fazer esse investimento”, destacou. O secretário de Governo, Leonardo Gomes, se prontificou a conhecer o projeto para inseri-lo no orçamento do próximo ano, caso seja viável.

 EFETIVO - O comandante Ramiro foi questionado, por representantes da comunidade, quanto ao aumento do efetivo para a região serrana e sobre a localização dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo - DPO. Segundo explicou, hoje, cada DPO conta com três policias, sendo que um faz o atendimento e os outros dois a ronda nos locais de abrangência. Quanto à localização dos DPOs, ele foi categórico em frisar que depende de “vontade política” para que sejam mudados de lugar. Sobre o efetivo, Ramiro explicou que o aumento não é possível, pois a situação em Macaé é grave. “Desde que entrei tenho o mesmo número de homens (650) e há alguns anos tive que deslocar 100 deles para três comunidades: Malvinas, Nova Holanda e Lagomar, onde não havia policiamento, educação, saúde e etc.”, afirmou. A partir de então, o comandante afirmou que irá fazer rondas com equipes especializadas nos locais.

 Além da grande participação popular, diversos vereadores estiveram presentes, tais como: Renata Thomaz (PV), George Jardim (PMDB), Jocimar Oliveira (PMDB), Júlio César de Barros (PPL), Amaro Luiz da Silva (PSB), Welberth Rezende (PPS), Marcel Silvano (PT) e Igor Sardinha (PT). Também participaram do debate representantes do governo municipal, da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Procuradoria e Polícia Civil, entre outros segmentos.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'