Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

População reclama de esgoto a céu abarto no bairro Praia Campista

População reclama de esgoto a céu abarto no bairro Praia Campista

População reclama de esgoto a céu abarto no bairro Praia Campista
April 22
11:38 2014

O saneamento básico tem como objetivos o controle e a prevenção de doenças, melhorandoassim, a qualidade de vida. Mas, não é de hoje que trazemos à tona os problemas recorrentes ao esgoto in natura em Macaé. Desta vez, moradores da Rua Desembargador Aniceto de Moraes Correa, na Praia Campista, foram obrigados a conviver com o esgoto na porta de casa, após a chuva da última semana.

De acordo com o soldador, Saulo Rodrigues, a situação ultrapassou os limites do aceitável. “Eu não admito que a situação prevaleça deste jeito. Solicito que venha alguém da prefeitura dar solução a este problema. Há crianças aqui na rua, e agora, eles estão sujeitos a conviver com este mau cheiro, podendo ainda ser vítimas de doenças”, reclamou.

Segundo o jovem, o problema sempre ocorreu em dias chuvosos, mas, piorou da última vez. “Nunca vi ninguém da prefeitura aqui para dar fim ao problema”, disse. Saneamento é o conjunto de medidas para preservar ou mesmo mudar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir e assim, garantir saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, podendo incluir o lixo, o controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.

O saneamento é elemento fundamental para promover a saúde. Falta de saneamento adequado é a responsável pela internação de 65% das crianças brasileiras até 11 anos em hospitais da rede pública.Para se ter uma ideia de sua importância, em cada R$ 1 investido em saneamento, o setor público economizaria R$ 4 em medicina curativa.

De acordo com a Sociedade de Defesa, Pesquisa e Educação Ambiental (Viva Terra), no Brasil, pelo menos 80 doenças são transmitidas pela falta de saneamento. Neste caso estão, por exemplo, cólera, esquistossomose, febre tifoide, tracoma e diarreia. A implementação de saneamento no país evitaria 80% dos casos de febre tifoide, 60% dos de tracoma, 70% de esquistossomose e 40% de disenteria. Além dessas doenças, seriam prevenidas a amebíase, algumas gastroenterites e infecções cutâneas.

Obras da prefeitura - Continuando as ações que visam trazer o saneamento básico para todo o município, a Prefeitura de Macaé está concluindo a ampliação da ETE do Mutum. A estação, hoje, capta e trata 20 litros de esgoto por segundo e sua ampliação vai permitir captar e tratar 40 litros por segundo. A ETE do Mutum já trata o esgoto do Mirante da Lagoa, São Marcos, Morada das Garças e Praia do Pecado, e vai tratar também o esgoto do Jardim Guanabara, Vale dos Cristais, orla da Praia Campista e Cavaleiros, ampliando o saneamento básico da cidade.A ETE do Lagomar, construída para captar e tratar 40 litros por segundo, aguarda o término e comissionamento para entrada em operação, prevista para junho deste ano. Esse ETE vai atender com tratamento do esgoto mais 10% da população.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'