Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Preço dos medicamentos fica mais caro este mês

Preço dos medicamentos fica mais caro este mês

Preço dos medicamentos fica mais caro este mês
April 07
10:22 2016

Se a conta de luz deve ficar mais barata com a bandeira verde, o mesmo não vai acontecer com os medicamentos. A partir deste mês, os preços dos remédios poderão subir até 12,5% devido a uma Resolução da Câmara de regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do Governo Federal formado por representantes de vários ministérios.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (1º), é válida para cerca de nove mil medicamentos cujos preços estão no controle do governo. O aumento concedido, que está acima do índice da inflação, é calculado com base no IPCA, fatores relacionados à concorrência de mercado, produtividade da indústria farmacêutica e custo de produção.
“Eu ganho um salário mínimo, e gasto R$150 por mês com medicamentos. Agora vai ficar mais difícil ainda, preciso do meu filho para me ajudar com estes gastos”, lamenta a aposentada Luzia Pimentel, moradora do Novo Cavaleiro.
Segundo a Interfarma (associação que representa os laboratórios farmacêuticos do país), a alta da energia elétrica e do dólar é fator que teve grande influência no custo de fabricação dos remédios. Apesar de o reajuste deste ano estar acima da inflação, a associação explica que, no acumulado dos últimos 10 anos, os reajustes são quase 18 pontos percentuais abaixo da taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial do país.
Em nota, o Ministério da Saúde informa a resolução define o índice máximo de aumento, mas a indústria farmacêutica pode aplicar percentual menor. “O índice leva em consideração critérios técnicos como a produtividade da indústria, a variação de custos dos insumos e a concorrência dentro do setor, além da inflação do período.”

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'