Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Prefeitura de Casimiro de Abreu resgata cidadania e autoestima de ex-morador de rua

Prefeitura de Casimiro de Abreu resgata cidadania e autoestima de ex-morador de rua

Prefeitura de Casimiro de Abreu resgata cidadania e autoestima de ex-morador de rua
March 31
16:48 2014

A história de João Elias dos Santos é muito parecida com a de muitos brasileiros que, sem perspectiva de futuro, passam a viver nas ruas. O distanciamento da família, falta de documentação e a discriminação foram algumas das lutas enfrentadas pelo simpático senhor, que já vislumbra um novo futuro após encontrar uma oportunidade para recomeçar sua vida. Isso graças ao trabalho conjunto entre os profissionais das Secretarias de Trabalho e Renda e Assistência Social de Casimiro de Abreu que, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), auxiliaram na emissão de todos os documentos pessoais e na sua inserção no mercado de trabalho.

 "João Elias teve sua dignidade resgatada através de um trabalho em conjunto entre as equipes da administração municipal. Os profissionais da Assistência Social fizeram o primeiro atendimento, com cadastramento nos programas e benefícios sociais, além da emissão de toda a documentação pessoal. No entanto, para retirá-lo da situação de vulnerabilidade era preciso um trabalho formal. Por meio de parceiros do Sine, conseguimos um emprego com carteira assinada e vários benefícios", ressaltou a secretária municipal de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo.

 Antes de ocupar a vaga de auxiliar de serviços gerais na empresa de engenharia Engecom, João Elias passou sete meses vivendo sob uma marquise às margens da rodovia BR-101. Natural de Recife, veio ainda criança com a mãe para o Rio de Janeiro. Durante muitos anos trabalhou como chefe de cozinha na Ilha de Paquetá. Lá conheceu a mulher com quem casou e viveu por quase 20 anos. Após a morte da esposa, veio para Casimiro de Abreu, cidade que já conhecia e sempre teve muito carinho. "Aqui encontrei pessoas maravilhosas que me estenderam as mãos. Hoje estou dentro da sociedade e não quero mais voltar para as ruas", contou João Elias, que hoje tem emprego, moradia, plano de saúde, conta no banco e carteira assinada.

 De acordo com a coordenadora do Creas, Ludimila Teófilo, a Secretaria de Assistência Social tem uma rede de relacionamento estabelecida com as demais secretarias municipais e com entidades que contribuem para que as situações de violação sejam superadas e os vínculos restabelecidos. "Esse é o trabalho do Creas que oferece proteção social especializada a idosos, crianças, adolescentes, adultos e deficientes, vítimas de abandono, violência, exploração e abuso sexual, tráfico de pessoas, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos", ressaltou Ludimila.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'