Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Prefeitura de Quissamã impulsiona qualificação profissional

Prefeitura de Quissamã impulsiona qualificação profissional

Prefeitura de Quissamã impulsiona qualificação profissional
October 11
09:01 2013

Reafirmando o compromisso e cumprindo a promessa de investir na qualificação profissional do cidadão quissamaense com vistas a expansão do mercado de trabalho na região, o prefeito Octávio Carneiro, acompanhado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo Carla Cabral, anunciou na manhã desta quinta-feira (10), em seu gabinete, o início do curso de salvatagem marcado para o próximo dia 21.

Na ocasião, Octávio destacou que até então todos os cursos realizados foram em parceria com instituições como Marinha do Brasil, Senai, Senac e IFF, o que possibilitou uma grande economia para os cofres públicos.

Reconquistar a parceria com essas instituições reconhecidamente sérias mas que não atuavam no município nos últimos oito anos, além de promover a qualificação eficaz para os nossos munícipes, permitiu a economia de R$1,7 milhão nesses nove meses, aos cofres públicos. Com o êxito obtido nas parcerias, em mais uma etapa, torna-se possível viabilizar novos cursos, ainda que eles não sejam oferecidos por essas instituições, mas que são também importantes para que o quissamaense consiga espaço no mercado de trabalho, como no caso do curso de salvatagem”, ressaltou o prefeito.

Para o curso de salvatagem que é uma das premissas para que o profissional possa trabalhar embarcado, foram disponibilizadas 50 vagas. O curso é gratuito e os inscritos fizeram todos os exames de admissão por meio da secretaria de Saúde. A prefeitura, através da coordenadoria de Transporte também oferece o deslocamento, pois as aulas acontecerão em Macaé.

Alunos dos cursos de Eletricista Predial e Auxiliar Administrativo receberam certificados

O anúncio do prefeito Octávio Carneiro se deu após a entrega de certificados na noite da quarta-feira (09), numa cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Quissamã para 80 alunos dos cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo que foram realizados em parceria com o Senai Macaé.

A entrega dos certificados foi feita pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral e pelos técnicos do Senai, Davis Porto e Jefferson Corrêa. Na oportunidade, Davis destacou: “Entendemos que o esforço dos alunos é muito grande. O mercado está aquecido e o Senai Macaé é parceiro das prefeituras e da sociedade. Parabenizo aos formandos e ao prefeito Octávio Carneiro pela iniciativa”, disse.

A formanda do curso de Auxiliar Administrativo Lucília Lamoglia falou sobre a importância do curso para o currículo profissional. “É importante agradecermos essa oportunidade que nos foi oferecida pois essa qualificação é de grande valia, pois é ago a mais me nossos currículos e pode abrir novas portas no mercado de trabalho para nós”, enfatizou.

Outro que comentou sobre o efeito positivo do curso foi João Carlos Marques que recebeu o certificado de eletricista. “Creio que nós não teríamos condições de pagar esse curso, e no entanto, já estamos atuando no mercado o que é motivo de gratidão ao receber esse diploma, com o qual já estamos colhendo os frutos”, pontuou.

A secretária Carla Cabral fez uma explanação sobre o panorama de cursos realizados pela Prefeitura de Quissamã este ano e confirmou a continuidade dos investimentos na qualificação.

Vamos continuar primando por cursos de qualidade ministrados por instituições de igual teor, pois assim ratificamos a seriedade dos investimentos realizados a fim de cumprir com a meta principal que é de preparar a população para suprir a vagas oferecidas ou que serão disponibilizadas num futuro breve e promissor para o mercado que se apresenta e também por conta do Complexo Logístico e Industrial Farol – Barra do Furado que já é uma realidade”, definiu Carla Cabral.

Números positivos
Os cursos oferecidos pela Prefeitura de Quissamã até o presente momento são:
Já encerrado – Parceria com Marinha do Brasil
Aquaviários – 30 alunos
Já encerrados – Parceria com Senai
Auxiliar administrativo – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 40 alunos
Já encerrados – Parceria com Senac
Almoxarife – 40 alunos
Auxiliar Administrativo – 40 alunos
Em andamento - Parceria com IFF Campus Quissamã
Auxiliar de cozinha – 40 alunos
Operador de Computador – 40 alunos
Programador Web – 20 alunos
Instalador e reparador de Redes – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 25 alunos
Em andamento - Parceria com Senai
Pintura Industrial – 40 alunos
Montagem e Manutenção de Computadores – 25 alunos
A iniciar 21/10 – Ministrado por Westgroup
Salvatagem – 50 alunos
A iniciar em novembro – Parceria com Senac
Centro
Camareira Offshore – 25 alunos
Auxiliar administrativo – 40 vagas
A iniciar em novembro – Parceria com Sest/Senat

Cursos para motoristas como: Motorista de Carga e Mopp, Guindasteiro e outros que serão anunciados em breve.

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'