Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Prefeitura de Rio das Ostras se reúne com empresários da ZEN por oportunidade a moradores

Prefeitura de Rio das Ostras se reúne com empresários da ZEN por oportunidade a moradores

Prefeitura de Rio das Ostras se reúne com empresários da ZEN por oportunidade a moradores
December 10
08:10 2013

Secretários apresentaram ações adotadas para qualificação de moradores e pediram parceria das empresas

A Prefeitura de Rio das Ostras se reuniu com empresários da Zona Especial de Negócios – ZEN para discutir a disponibilização de vagas para moradores do Município. O encontro foi realizado nesta segunda, 9, no Centro de Qualificação Profissional, que funciona no local. Os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, e de Desenvolvimento Econômico, Mário Almeida, apresentaram as ações implantadas pela Administração Pública a fim de capacitar os munícipes e pediram a parceria das empresas no oferecimento de vagas.

Em reunião realizada em fevereiro, no mesmo local, representantes das empresas solicitaram ações do Poder Público para a qualificação profissional dos moradores, para que tivessem acesso às oportunidades disponibilizadas pelo mercado. Eronei apresentou as iniciativas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para atender às reivindicações do setor: “Foi um momento de prestação de contas. Temos trabalhado para profissionalizar e incluir nossos jovens e adultos, inclusive em programas como o Jovem Aprendiz e a Educação de Jovens e Adultos – EJA, e também as pessoas com deficiência, por intermédio do Centro de Inclusão Social e Profissional, além de outros cursos oferecidos em parcerias com diversas entidades”, destacou.

Neste ano, foram oferecidos cursos nas áreas de caldeiraria, elétrica e informática, em parceria com o Senai; já com a Faetec foram promovidos cursos de assistente administrativo, estoquista, informática e recepção, além de língua estrangeira (espanhol e inglês). A Secretaria também ofereceu o curso de informática para o mundo do trabalho, com foco na qualificação profissional. Além disso, foi criado o Centro de Inclusão Social e Profissional, com o objetivo de promover a capacitação de pessoas com deficiência. “Em janeiro, teremos mais novidades. Vamos implantar novos cursos em parceria com o Senai e investir em nossa população”, informou a secretária, durante a reunião que também contou com a representante do Senai, Lueny Costa.

Já o secretário Mário Almeida lembrou da responsabilidade social das empresas em investir na população local. “A ZEN foi pensada para diminuir a dependência de Rio das Ostras em relação aos royalties do petróleo e para que as empresas apoiem o desenvolvimento do Município. Estamos trabalhando para dar melhores condições às empresas, mas queremos que elas se comprometam a serem parceiras. Em 2014, vamos cobrar mais isso. A arrecadação da ZEN precisa evoluir aos níveis que foi planejado”, observou Mário.

O gerente administrativo da CSE, Cláudio Ferrari, elogiou a iniciativa do Poder Público, destacando a necessidade de estreitamento da parceria entre as empresas e a Administração Municipal em benefício da sociedade. “Esse compromisso é fundamental para o desenvolvimento do Município. É importante que a Prefeitura entenda as nossas dificuldades para que tenhamos condições e capacidade para abrir postos de trabalho”, disse.

 

Ficou estabelecida a criação de um grupo de discussão que terá a participação de representantes das duas secretarias e das empresas da ZEN com a finalidade de dialogar com a Petrobras sobre as exigências contratuais para trabalhadores em plataforma. 

 
Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'