Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Prestando Contas

Prestando Contas

Prestando Contas
December 16
14:19 2013

Secretário de Governo macaense avalia ações realizadas em 2013

 

Por Samanta Fernandes

 

Durante entrevista a uma rádio local, o Secretário de Governo de Macaé, Léo Gomes fez um balanço do primeiro ano de governo do Prefeito Dr. Aluízio. Entre os tópicos abordados estavam: Obras, Saneamento, Educação, Habitação e Saúde. No programa, Léo Gomes comentou ainda que o próximo ano será mais dinâmico. A proposta do governo este ano foi dar continuidade as obras iniciadas na antiga gestão e a criação de novas obras, e parcerias, para melhorar o município. Em 2014 o governo terá enfoque maior na Habitação e a Área Social.

“A primeira preocupação do prefeito é que as coisas sejam feitas com lisura, transparência, principalmente no desenvolvimento de licitações. Fizemos um trabalho de análise do que estava sendo feito no antigo governo. O que estava bom continuamos, e o que não estava cancelamos. Não podemos fazer tudo que imaginávamos para esses próximos quatro anos, mas vamos fazer o possível , no limite, para colocar em prática o máximo. Inclusive o prefeito já afirmou que o valor da passagem será mantida a um real. O contrato será licitado novamente, mas o prefeito não medirá esforços para manter esse valor”.

Entre as obras realizadas e parcerias criadas neste primeiro ano estão a construção de novas escolas nos bairros São José do Barreto, Cajueiros, São Marcos, Novo Horizonte, Lagomar e Horto, que vão criar 900 vagas. Já o Barramares, que fica no São José do Barreto, próximo ao Parque de Exposições, recebe obras de infra-estrutura urbana, com instalação de redes de esgoto e de águas pluviais. As ruas da localidade também receberão pavimentação, calçadas e meios-fios. Algumas das ruas já receberam as redes de saneamento e já foram preparadas para a pavimentação.

De acordo com a prefeitura, a primeira ação foi colocar em funcionamento a ETE do Mutum, que estava desativada. Ela foi desmontada, remontada e já está em funcionamento, tratando o esgoto nas localidades situadas no seu entorno, como Mirante da Lagoa, São Marcos, entre outras. Essa estação capta e trata 20 litros de esgoto por segundo, em tratamento terciário, e já está sendo ampliada para tratar 40 l/s.

As estações de Tratamento de Esgoto (ETES) do Centro de Convenções, do Engenho da Praia e da ETE provisória de Glicério também passam por reparos.  Já do Engenho da Praia atingiu a marca de 10% de esgoto coletado e tratado pela primeira vez em sua história. O objetivo é chegar a 40% até abril de 2014.

Já no que diz respeito as parcerias criadas, pode se destacar a mais recente, onde foi assinado um Termo de Adesão junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para a construção de mais quatro mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida II (faixa um) em parceria com o Programa Municipal Habitar Legal. Além disso Macaé conquistou uma parceria com o Governo Estadual para a urbanização da Estrada Municipal de Santa Tereza, para criar uma nova rota viária para veículos pesados. Esse ano também foi assinado um convênio inédito com a Fundação do Câncer para a organização do atendimento oncológico na cidade. A formalização da parceria transforma Macaé na primeira cidade Brasileira a firmar uma parceria com a Fundação, que é referência no país em controle, tratamento e prevenção na área de oncologia.

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'