Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Procon orienta consumidores sobre estacionamentos des do município

Procon orienta consumidores sobre estacionamentos des do município

Procon orienta consumidores sobre estacionamentos des do município
April 07
13:06 2015

O Procon Macaé orienta sobre os direitos de quem utiliza estacionamentos privados ou gratuitos. De acordo com o órgão, as maiores dúvidas são sobre cobrança, danos materiais, extravio de mercadorias ou cargas. O Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção e a segurança como direitos básicos. Desta forma, os fornecedores têm responsabilidades em relação aos vícios e defeitos apresentados na prestação do serviço.


O coordenador do Procon, Carlos Fioretti, fala sobre as placas e cartazes que retiram a responsabilidade dos estacionamentos em relação ao veículo ou aos objetos deixados no interior dele. “Esses avisos não têm qualquer validade e os fornecedores não podem ignorar os direitos do consumidor. O artigo 14 do CDC defende quem tem problemas nesses estabelecimentos, pois considera o fornecedor responsável pelo dano decorrente de um serviço ofertado”, acrescentou Fioretti.


Os estacionamentos gratuitos também estão sujeitos ao CDC. O estabelecimento comercial que oferece estacionamento a seus clientes, ainda que não cobre pelo serviço e não entregue comprovante, assume a obrigação de guarda do veículo, podendo ser responsabilizado por avarias, roubo, furto ou qualquer dano ao veículo.


Informação — A informação também é um direito básico e deve ser disponibilizada de forma clara e acessível, conforme dispõe o inciso III do artigo 6º do CDC. Ao deixar o veículo no estacionamento, o consumidor deve receber um comprovante de entrega com a data e hora de recebimento, marca, modelo e placa do veículo, prazo de tolerância e dados da empresa. Dessa forma, está estabelecida a relação contratual e, no caso, de ocorrer algum problema, o consumidor poderá reclamar com base no Código de Defesa do Consumidor.


Perda do Ticket — Caso tenha perdido o comprovante, o consumidor não pode ser penalizado e deve pagar apenas pelo tempo que o veículo permaneceu no local. É responsabilidade do estacionamento utilizar meios de marcação da entrada, mecânicos ou eletrônicos, e verificação de horários pelo sistema de monitoramento.

5-1 (quatro colunas) - Foto Juranir Badaró

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'