Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Profissionais de Macaé passam por treinamento

Profissionais de Macaé passam por treinamento

Profissionais de Macaé passam por treinamento
September 29
15:57 2015

Através do Pólo de Prevenção e Tratamento das Lesões Cutâneas (Casa do Curativo) a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé vai realizar uma Capacitação com Tema Central "Boas Práticas no Cuidar das Lesões Cutâneas" aos Profissionais de Nível Médio e Superior da Estratégia Saúde da Família Enfermeiros (ESF) e Técnicos em Enfermagem. A capacitação vai abranger os profissionais das 28 unidades do ESF e 3 EACS (Estratégia de Agente Comunitário de Saúde) com o objetivo de unificar a assistência aos portadores de feridas agudas e crônicas dos pacientes assistidos por estes profissionais. As capacitações serão ministradas no auditório da Cealo entre os dias 29 de setembro e 08 de dezembro.
De acordo com coordenação do programa,a Estratégia de Saúde tem uma característica de Atenção Primária e o Pólo de Lesões Cutâneas desempenha um papel de Atenção Secundária. Já o Hospital São João Batista e o HPM desenvolvem ações terciárias dentro dos níveis de saúde devido a sua complexidade.


As qualificações serão ministradas pelas mestre em enfermagem Michelle Barbosa Almeida, pela enfermeira Marilzete Teles de Almeida e pela Dr Elisa Estrela (Dermatologista). O módulo I vai abordar o tema “Boas Práticas no Cuidar das Lesões Cutâneas” e acontecerá no dia 29 de Setembro de 2015. Já o módulo II, tratará o tema “Ulcera por Pressão e Coberturas Padronizadas” e acontecerá no dia 20 de Outubro de 2015. Esses dois treinamentos será ministrado pela mestra Michelle Almeira.


O curso segue no dia 24 de novembro, com o Módulo III, que tratará o tema “Diagnóstico Diferencial da úlcera Venosa x Arterial”. Haverá ainda, no mesmo dia, um Workshop Prático de Coberturas Contensivas e Compressivas. Já o quarto e último módulo tratará o tema “Avaliação do Pé Diabetico — Módulo Teórico e Prático e acontece no dia 08 de Dezembro de 2015.


Casa do Curativo — De acordo com dados da Casa do Curativo, são atendidos, em média, 90 pacientes todos os dias na Casa do Curativo, que oferece sete especialidades. Entre elas, enfermagem, angiologista, dermatologista, psicóloga, cirurgiã plástica, assistente social, podóloga. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O espaço é muito importante para a cicatrização da lesão e, com isso, o paciente é reinserido na sociedade. Além disso, os trabalhos evitam complicações maiores decorrentes de doenças como diabetes e úlceras de pressão.


A unidade, localizada no cruzamento entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro, é pioneira na região. O objetivo é reduzir os números de amputações, principalmente, de pacientes com doenças crônicas: diabetes e hipertensão. O intuito é, ainda, oferecer um ambiente humanizado e preparado com profissionais capacitados.


A Casa do Curativo conta com salas para atendimento de lesões de grau 2 (úlceras crônicas de difícil cicatrização), central de material esterilizado simplificado, consultório médico para as especialidades de cirurgia vascular e dermatologia, sala de podologia e de verificação de pressão. O espaço também foi adaptado para receber pessoas com deficiência. Os pacientes são encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades e Estratégia Saúde da Família (ESF), portadores de feridas crônicas, pacientes diabéticos e com infecções na pele que necessitam de tratamento longo e específico.  

Casa do Curativo

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'