Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Programa incetiva recuperação e preservação do meio ambiente em Casimiro de Abreu

Programa incetiva recuperação e preservação do meio ambiente em Casimiro de Abreu

Programa incetiva recuperação e preservação do meio ambiente em Casimiro de Abreu
February 03
12:47 2014

Conservador de Águas' vai apoiar ações e projetos de adequação ambiental das propriedades rurais do município

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, com auxílio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu o programa 'Conservador de Águas', destinado a financiar projetos e ações de recuperação e preservação no município. O principal objetivo é a adequação ambiental das propriedades rurais localizadas nas microbacias de Casimiro de Abreu, com foco na conservação dos recursos hídricos.

O programa foi baseado na proposta de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), porém se inspira mais na lógica da compensação ambiental, apoiandoações de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente por meio de incentivos como, benefícios tributários, mecanismos e procedimentos compensatórios, apoio técnico, científico e operacional aos proprietários rurais. “Nossa proposta é a adesão voluntária dos proprietários que tenham a consciência de que preservar vale mais do que derrubar a floresta. Estamos propondo ações que garantam a quantidade e a qualidade da água que abastece a cidade através de práticas sustentáveis que conciliem a atividade econômica com a conservação”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thiago Michelini.

Para exemplificar as ações do programa, o engenheiro agrônomo citou o caso de um dono de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que pode inscrever um projeto de sinalização de trilhas ou de pesquisa de identificação de fauna e flora; um produtor que já trabalha com agrofloresta pode requerer o financiamento para melhorar a infraestrutura de sua casa para receber turistas e estudantes; o proprietário que deseja recuperar a mata ciliar, pode receber ajuda para fazer a cerca e o plantio de mudas em Áreas de Proteção Permanente (APP).

Entre outras ações, o Programa 'Conservador de Águas' vai disponibilizar recursos para recuperação e manutenção das áreas de preservação permanentes e reservas legais; manejo conservacionista dos solos na agricultura e pecuária; uso e manejo adequado da biodiversidade, por meio da implementação de sistemas agroflorestais; implantação e apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN’s; criação de banco de sementes e apoio à implantação de viveiros e produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica; correta destinação e tratamento do lixo inorgânico e tóxico; implantação de projetos de turismo rural e ecológico, incentivo à agroindústria familiar, e construção e melhoria de instalações; implementação de produções alternativas de energia; apoiar processos que visem à certificação de produtos resultantes de projetos socioambientais; apicultura, criação de abelhas nativas, piscicultura, cultivo de plantas medicinais e jardinagem ecológica.

Como recurso permanente, o programa vai contar com no mínimo 15% dos valores anuais arrecadados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de verba eventuais, como valores alocados em razão de Termos de Ajustamento de Conduta – TAC, receitas de convênios, contratos, acordos e ajustes firmados, visando a atender aos objetivos do Programa, além de contribuições, dotações e legados de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, nacionais ou internacionais.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Gerson Vieira, o programa foi amplamente discutido durante as reuniões do órgão. Para tratar apenas do tema, foi criada a Câmara Temática Permanente Conservador de Águas que ficará responsável por analisar e deliberar todas as ações do programa. “Entre outras responsabilidades, a Câmara também vai auxiliar na seleção das microbacias prioritárias para receber os recursos anuais e as formas de aplicação dos recursos, bem como os critérios para a seleção dos projetos e os recursos que serão aplicados em cada microbacia e repassados a cada proprietário por cada projeto”, falou Gerson.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'