Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Programa Jovem Cidadão abre vagas para nova turma em 2014

Programa Jovem Cidadão abre vagas para nova turma em 2014

November 27
14:04 2013

Inscrições acontecem dias 5 e 6 de dezembro, na Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras

 

A Prefeitura de Rio das Ostras lançou na última edição do Jornal Oficial, de no 662, o edital do Programa Jovem Cidadão, abrindo 50 vagas para adolescentes moradores da cidade. Além de prepará-los para o mundo do trabalho, o Programa busca valorizar o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, para contribuir com sua renda familiar e evitar que os jovens deixem a escola. As inscrições acontecem dias 5 e 6 de dezembro, na Secretaria de Bem-Estar Social, na rua Paraná, esquina com rua Barros da Motta, Cidade Beiramar.

Podem se inscrever jovens de 15 a 17 anos incompletos (até a data de início das atividades, 5 de maio de 2014) e que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental na rede pública. Os participantes devem morar há pelo menos dois anos na cidade.

No ato da inscrição, os jovens receberão uma ficha para preenchimento e deverão anexar documentos de identificação e comprovante de residência (originais e cópias), declaração escolar, autorização do responsável, além de comprovação da renda familiar. A relação completa e detalhada dos documentos está descrita no edital.

CRITÉRIOS - Os participantes serão classificados a partir dos critérios: renda familiar per capta, área de risco social, faixa etária, escolaridade, situação de moradia (própria, de aluguel ou cedida) e tempo de moradia, especificação de maternidade ou paternidade (com ou sem filhos).

Após a análise da documentação pela equipe técnica do Programa, a classificação geral dos candidatos será publicada a partir de 3 de janeiro no site da Prefeitura de Rio das Ostras. Após essa etapa, haverá visitas domiciliares aos classificados para avaliação social e verificação das informações.

A relação final dos classificados será publicada a partir de 28 de março de 2014, no Jornal Oficial e no site da Prefeitura. Os 50 primeiros vão ingressar na 6ª turma do Programa. Os colocados entre o 51º e 75º lugares formarão o cadastro de reserva.

JOVEM CIDADÃO - O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social, em parceria com outras secretarias municipais. Os jovens participam de oficinas socioeducativas em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente e turismo. Inclui ainda atendimento social epsicológico, visitas e reuniões periódicas com as famílias dos adolescentes, para orientar, identificar demandas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

A Secretaria de Bem-Estar Social informou que o processo seletivo do Jovem Cidadão lançado em 2012 não foi concluído devido à necessidade de adequações para melhor atender aos jovens e às famílias. Por esse motivo, não houve formação de nova turma este ano.

O edital está disponível no Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, na edição online do Jornal Oficial (www.riodasostras.rj.gov.br).

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'