Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Programa oferece óculos de graça para pacientes

Programa oferece óculos de graça para pacientes

Programa oferece óculos de graça para pacientes
July 30
14:10 2015

Para muitas pessoas, adquirir um óculos é fácil: basta ir a uma ótica, com a receita do oftalmologista, escolher o modelo que mais agrada e realizar o pagamento. Porém, pra a maior parte das pessoas não é tão simples assim. Sem dinheiro para o aparelho ocular, muitas acabam condenadas a passar a vida inteira enxergando mal, ou pior: agravando um problema de vista já existente. Porém, em Macaé, esta realidade está mudando. Através de um programa coordenado pela Secretaria de Saúde, pacientes de baixa renda já podem adquirir os seus óculos, gratuitamente. Para tanto, basta levar a receita, de um médico do SUS, até a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria e dar o início ao processo com a assistente social do projeto. Em menos de 30 dias, os óculos já estão nas mãos do paciente, mais rápido até do que em muitas óticas.


O aposentado, Adonias dos Santos, é um dos beneficiados pelo projeto, que é mantido com verbas federais. Ele alega que tinha bastante dificuldade de enxergar. Mais do que um óculos, o programa proporcionou uma melhor qualidade de vida. “Não poderia estar mais feliz. Pude escolher uma armação bem bonita e a qualidade do óculos é muito boa. Se fosse fazer em uma ótica, não teria condições de pagar”, conta.


De acordo com Deolinda dos Santos, assistente social responsável pelo programa, os óculos são confeccionados pela Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), em Niterói. Para fazer os óculos, os pacientes vão até a sede da entidade, em Niterói, onde são feitos os exames e medições, bem como a escolha de uma armação personalizada. Para ir até Niterói, a Secretaria de Saúde fornece carro e motorista para levar e trazer os pacientes. “Todo o processo é acompanhado por nós aqui da coordenadoria e, em aproximadamente 30 dias, os óculos chegam”, conta a assistente social.


Além de óculos, o programa também oferece próteses oculares (popularmente conhecidas como “olho de vidro”) e vários outros tipos de benefícios aos pacientes. E melhor, tudo de forma gratuita. “Uma vez que é detectada a dificuldade do paciente em comprar este equipamento, isso através de uma simples entrevista com o assistente social, damos entrada no processo, que é bastante rápido e simples. O importante é que cada vez mais pessoas saibam da existência do programa e possam se beneficiar com ele”, conta a assistente social.


Processo de humanização — De acordo com Valéria Lopes, gerente da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, o programa é parte de um esforço da administração em dinamizar e humanizar o atendimento ao paciente. A Coordenadoria funciona na Rua Benedito Peixoto, nº 10 no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é (22) 2762-2212

aposenta

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'