Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Projeto atua em defesa dos animais em Macaé

Projeto atua em defesa dos animais em Macaé

Projeto atua em defesa dos animais em Macaé
February 27
09:06 2014

Defender os direitos dos animais e promover campanhas de adoção são propostas do projeto “Macaé amiga dos animais”- que vem sendo cumpridas há um ano pelo novo governo. A iniciativa foi idealizada pela administradora Eliana Petrelli, com o objetivo de conscientizar a população sobrea Proteção dos “Direitos dos Animais”. Além de Eliana, estão engajados neste projeto Iana Abreu e Jamile Gianinne.

 “Ensinar e conscientizar a população macaense a respeitar a vida de cães e gatos alertando sobre leis que consideram crimes os atos de crueldade e maus-tratos cometidos contra animais domésticos, domesticados ou não, é nossa meta. É importante enfatizar que a prefeitura não recolhe animais na rua. Neste trabalho, contamos com a colaboração voluntária da própria população, que recolhe o animal, e por amor, oferece os primeiros cuidados. Muitas vezes essas pessoas não têm condições de continuar com o animal em casa. Aí procuram nossa equipe para colocá-lo para adoção”, explicou Eliana.  Ela enfatizou que a finalidade é encontrar um lar para esses animais que foram resgatados nas vias públicas pela população. Em geral, as prefeituras não contam com abrigos para receber animais.

E mesmo que contasse, ele teria um número limitado. Antes de algumas Leis entrarem em vigor,cães e gatos apreendidos por carrocinhaseram sacrificados numa câmara de gás. O sacrifício poderia ser feito em animais não adotados ou mesmo não identificados (por placas ou coleiras). Hoje, a legislação não admite sacrifícios com animais sadios.  O tripé deste projeto em Macaé prevê ainda que haja um controle populacional através de incentivo a castração cirúrgica e incentivo a adoção com responsabilidade. Macaé conta com 27 mil animais domésticos. De acordo com Eliana, deste número, 10% precisam estar castrados.  

A prefeitura ainda não realiza o serviço de castração popular por falta de local. Mas, os gestores já deram entrada no pedido de construção de um centro cirúrgico para a realização deste, e demais serviços em prol da saúde desses animais. A prefeitura apoia as feiras de adoção que são realizadas mensalmente na Praça Washington Luiz. A última feira foi realizada sábado com 100 cães e gatos disponíveis para adoção.  A maioria dos bichos são castrados e vacinados, adultos e de porte médio. Muitos cães não tem raça definida. “Como os primeiros cuidados são feitos por pessoas que resgatam os animais da rua, não podemos deixar de agradecer a solidariedade desse povo que dá os primeiros socorros. A participação popular é extremamente importante neste projeto”.  

Para adotar, é preciso ir à feira - munido de CPF, identidade e comprovante de residência. Há dez anos envolvida com projetos dessa natureza, Eliana enfatiza que é necessário ter consciência que o animal necessita de cuidados diários, portanto, é realizada uma entrevista no ato da adoção para avaliar se o adotante realmente estará comprometido com a questão. Mais informações: macae.amiga.animais@gmail.com.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'