Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Projovem Urbano: 600 vagas abertas até segunda-feira

Projovem Urbano: 600 vagas abertas até segunda-feira

September 25
09:51 2013

Alunos que desejam concluir o Ensino Fundamental no prazo de 18 meses e ao mesmo tempo participar de cursos de qualificação profissional devem se inscrever até a próxima segunda-feira (30) para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Ao todo são oferecidas 600 vagas.

O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os jovens devem se inscrever nos núcleos da juventude que vão funcionar nos turnos da noite nos colégios municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Engenho da Praia e Balneário Lagomar. Já nos turnos da manhã e também da noite vão acontecer aulas no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, em Glicério.

Em virtude do Processo Seletivo Simplificado para atuar no projeto, as aulas serão iniciadas no dia 23 de outubro. O Projovem Urbano é direcionado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental.

Documentos - Para se cadastrar, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno poderá se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula. Além disso, durante a inscrição, cabe ao candidato escolher o curso de qualificação profissional que deseja fazer parte.

Cada núcleo vai contar com cinco turmas de 40 alunos. Entre as atividades do projeto estão apoio técnico e financeiro para oferta e desenvolvimento de cursos de qualificação, além de auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos. Os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem, no mínimo, 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100.

Os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abranger áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração, Indústria, Comércio e Hotelaria.

No Colégio Dr. Cláudio Moacyr, por exemplo, a programação vai abranger os cursos “A Construção e Reparos II (Eletricista de Instalações, Trabalhador de Manutenção de Edificações e Instalador – Reparador de Linhas)” e “Aparelhos de Telecomunicações, Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança”.

Já no Colégio Raul Veiga serão promovidos os cursos relacionados a Turismo e Hospitalidade: organizador de eventos, cumim, recepcionista de hotéis e monitor de turismo. Nas unidades municipais Engenho da Praia e Balneário Lagomar serão ministradas aulas de Administração (Arquivador, Almoxarife, Contínuo e Auxiliar Administrativo).

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, está será mais uma oportunidade de contribuir com a formação cidadã e ensino dos jovens macaenses. “ A rede municipal de ensino já conta com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas o projeto Projovem Urbano visa à elevação da escolaridade aliando ensino e qualificação”, finaliza.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'