Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Quissamã: belezas, história e muito por se orgulhar

Quissamã: belezas, história e muito por se orgulhar

Quissamã: belezas, história e muito por se orgulhar
June 14
12:03 2016

No último domingo (12) Quissamã completou 27 anos de emancipação político-administrativa de Macaé. A história do bucólico município teve início em 1694, quando foi construída a Capela Nossa Senhora do Desterro, que deu origem à Vila de Quissamã. A primeira atividade econômica de que se tem notícia em Quissamã é a criação de gado a partir da instalação de currais por volta de 1633, e posteriormente a cultura de subsistência. Na primeira metade do século XVIII começa a se desenvolver a sociedade rural que vai prosperar com a exploração em larga escala de lavoura canavieira.

Em função da conjuntura internacional e de fatores técnicos, os grandes proprietários de Quissamã, decidem implantar um Engenho Central como forma de contornar a crise, melhorar a qualidade do produto e diminuir a mão de obra utilizada na produção. Em Novembro de 1875 o governo imperial autoriza pelo decreto nº 6033 o funcionamento da Cia Engenho Central de Quissamã, o primeiro da América do Sul. A partir de então foram desativados os pequenos engenhos da região.


Quissamã conheceu nos 50 anos seguintes um desenvolvimento esplendoroso com linha férrea entre as fazendas e o Engenho e deste e com Campos dos Goytacazes e o Rio de Janeiro e com serviço telefônico.
A partir da crise de 1929, este quadro modificou-se. Alguns fazendeiros endividaram-se e acabaram perdendo suas propriedades em favor em favor da Cia do Engenho Central de Quissamã, que praticamente passou a monopolizar a economia local. Desde então, Quissamã conheceu um longo período de estagnação econômica, interrompido na década de 70 com o advento do Pró - álcool.
Em 1989 com a emancipação da cidade, Quissamã reforma seu desenvolvimento, sendo os royalties do petróleo extraído da Bacia de Campos a principal fonte de receita.


Origem do nome- Consta que o nome Quissamã foi dado à região pelos Sete Capitães, quando de sua viagem de exploração em 1832. Ao chegarem à Aldeia Nova foram recepcionados por um grupo de índios, encontrando-se entre eles um negro. Ao indagarem quem era ele e como viera para ali, respondeu-lhes que era forro; ao perguntarem se era crioulo da terra respondeu-lhes simplesmente que era da Nação Quissamã na África. Quissamã é uma palavra de origem Angolana e é uma cidade que fica a 80 km de Luanda na foz do Rio Kwanza.
Quissamã passa a pertencer a Macaé em 1852, e permanece como distrito até janeiro de 1989, quando é elevado a categoria de município.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'