Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Quissamã promove Fado itinerante nas localidades do município

Quissamã promove Fado itinerante nas localidades do município

March 13
10:40 2015

A Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, por meio do projeto o “Fado é bom demais”, realizou no sábado (28), o primeiro baile da série. A proposta é realizar eventos itinerantes nas localidades do município, sempre no último sábado do mês, com o intuito de aproximar cada vez mais as comunidades da cultura local. O fado foi realizado no “Clube do Gelson”, ao lado da quadra esportiva.
O bailado típico do interior do Rio tem origem nas manifestações dos escravos que trabalhavam na produção açucareira na região. E a dança conhecida como fado é, até hoje, uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade no Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu um momento de progresso econômico. Apesar de ter existido em outros lugares da mesma região do Estado, Quissamã é o único município que preserva esta tradição.


Danças e cantorias combinadas a violas e pandeiros compõem o Fado de Quissamã. O grupo de cantadores e tocadores, é formado pelo violeiro Crisonor Luiz Pereira, de 81 anos e pelos irmãos, ambos tocadores de pandeiros, Alcides Francisco Chagas, de 76 anos e Ivair Francisco Chagas, o mais jovem do trio, com 68 anos.


Cristiane Souza, fadista há dez anos e moradora de Morro Alto, falou sobre a importância de dar continuidade a dança que sua mãe tanto amava. “Não podemos deixar que a cultura local se perca. Precisamos divulgar o Fado cada vez mais para que as novas gerações aprendam a dançar e se interessem pelo ritmo”, declarou.


Segundo Marta Medeiros, Coordenadora de Cultura e Turismo, em 2015 será dada continuidade ao projeto do Fado, pois é fundamental divulgar cada vez mais as origens culturais da cidade. Para informações, os interessados que desejarem solicitar o evento em suas comunidades, poderão entrar em contato com a Coordenadoria de Cultura e Turismo pelo telefone 22 – 2768-9402.

A proposta é realizar eventos itinerantes nas localidades do município.

A proposta é realizar eventos itinerantes nas localidades do município.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'