Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Residência Médica recebe parecer favorável do MEC

Residência Médica recebe parecer favorável do MEC

Residência Médica recebe parecer favorável do MEC
December 23
13:34 2013

O empenho coletivo de setores municipais da Educação e da Saúde teve como consequência o parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa de Residência Médica de Macaé. Desde o início da atual gestão as equipes do governo buscam cumprir todos os requisitos do MEC. Depois de auditoria, no último dia 5, e plenária, chegou nesta quinta-feira (19) a aprovação do programa que contemplará, já no próximo ano, seis vagas para Clínica Médica e cinco para Pediatria. 

De acordo com gestores da Secretaria de Saúde, esse programa cumpre uma das principais metas do governo que é o investimento na qualidade da educação oferecida no município. Além disso, eles ressaltaram que essa conquista somente foi possível por meio do trabalho integrado entre a Secretaria de Saúde, que elaborou o programa; a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que concederá as bolsas de estudo; a Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM) e as entidades que possibilitarão aos graduados o treinamento necessário a essas pós-graduações: o Hospital Público Municipal (HPM), o Hospital São João Batista e os ambulatórios da Rede Municipal de Saúde; e ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Representantes desses órgãos integram o Conselho de Residência Médica de Macaé. 

A previsão é que o edital de seleção pública seja publicado no primeiro trimestre do próximo ano e que a formação tenha início ainda em 2014. A residência médica tem como finalidade a complementação acadêmica do profissional de saúde após sua graduação. O empenho coletivo para a elaboração do projeto, que foi finalizado em 30 de setembro, e para o cumprimento das exigências do MEC se deve ainda ao fato da UFRJ ter implementado no campus Macaé, na Cidade Universitária, em 2009, o curso de graduação em Medicina. 

O curso de Medicina tem duração de doze períodos (6 anos). A universidade oferece trinta vagas por semestre letivo na modalidade presencial diurno. Para ingressar na UFRJ, a seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada do MEC (Enem). O curso de Medicina do campus Macaé se destaca pela interdisciplinaridade e pela inserção dos alunos desde o início do curso em práticas nos diferentes cenários de assistência, de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Os conteúdos das disciplinas clínicas privilegiam a compreensão dos problemas que envolvem a saúde coletiva e o papel do médico como agente transformador.

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'