Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Revista exame destaca desenvolvimento de Rio das Ostras em 2010

Revista exame destaca desenvolvimento de Rio das Ostras em 2010

Revista exame destaca desenvolvimento de Rio das Ostras em 2010
May 13
09:12 2014

A edição deste mês da Revista EXAME traz como destaque uma matéria sobre as 100 melhores cidades para se investir em negócios no país, entre elas, Rio das Ostras. Os bons índices apontados pela reportagem levam em consideração as políticas públicas e ações desenvolvidas pela administração municipal nos últimos 10 anos, entre elas, as de geração de emprego e renda.
A matéria cita como base de dados o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado em 2010, no qual o município se despontou em 2º lugar com a melhor qualidade de vida do Estado do Rio de Janeiro e em primeiro na geração de emprego e renda. Fala ainda que o salário médio dos trabalhadores locais com carteira assinada teve um acréscimo de 81%, entre os anos de 2000 e 2010, passando de R$ 902 para R$ 1.635, o que superou a média nacional.

Para o ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, a pesquisa feita pela Revista Exame reflete o resultado das ações planejadas e responsáveis realizadas no município nos últimos 10 anos. “É gratificante saber que todos os investimentos feitos tanto na Educação, na Saúde, na Qualificação Profissional e na geração de empregos foram acertados e proporcionaram uma melhor qualidade de vida à população. O reconhecimento feito pela Firjan e pela Revista Exame são provas de que escolhemos o caminho certo e os frutos desse grande trabalho ainda estão sendo colhidos por todos”, avaliou Carlos Augusto, lembrando que a cidade já havia sido citada em uma reportagem da revista em 2012 por estar entre os maiores mercados de consumos do país.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – O Índice Firjan divulgado em 2010, que serviu como base para a matéria da Revista EXAME, foi resultado das políticas públicas voltadas para a qualificação profissional e dos investimentos feitos pela administração municipal na área, que estavam ligados diretamente ao aumento do emprego formal.
“Em 2007 criamos o Programa Municipal de Qualificação Profissional, que capacitou mais de 15 mil pessoas com cursos gratuitos nas áreas focadas nas demandas da região, contribuindo para que nossos moradores tivessem mais chances no mercado de trabalho”, contou Carlos Augusto.

O ex-prefeito de Rio das Ostras também desenvolveu várias ações buscando a autonomia da cidade e moradores. A consolidação da Zona Especial de Negócios (ZEN), que em 2005 recebeu infraestrutura para viabilizar seu desenvolvimento, foi um desses exemplos. Essas ações atraíram empresas já consolidadas para o espaço, o que impulsionou o crescimento econômico do município.

Nessa época, a cidade também ganhou legislações estimuladoras para o empreendedorismo local, focando a população de baixa renda. Também foi nesse período, entre os anos 2005 e 2010, que o Banco de Empregos da Prefeitura, ligado à Secretaria de Bem-Estar Social, encaminhou para entrevistas de trabalho cerca de 11 mil pessoas. Deste total, aproximadamente 60% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. “Sou muito grata ao município por ter tido a oportunidade de participar de uma seleção do Banco de Empregos em 2009. Fui selecionada para um emprego onde estou até hoje”, contou a auxiliar administrativo, Ângela Gomes.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'