Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Rio das Ostras ganha sistema de alerta de enchentes

Rio das Ostras ganha sistema de alerta de enchentes

Rio das Ostras ganha sistema de alerta de enchentes
March 31
16:26 2014

Duas estações já foram instaladas no Município como parte da implantação do Plano de Macrodrenagem

 

A Prefeitura de Rio das Ostras e o Instituto Estadual do Ambiente – Inea continuam avançando nas ações para implantação de um Plano de Macrodrenagem, buscando solucionar os problemas de enchentes no município. Como parte dos trabalhos, a cidade ganhou um sistema de alerta de cheias. Técnicos do Instituto trabalham no sentido de apontar os pontos considerados críticos dos rios Jundiá e das Ostras, e dos canais Medeiros e das Corujas e da Lagoa de Iriry.

A instalação do sistema de alerta de cheias do Inea, que permite à população obter informações on-line sobre nível de água e chuvas no site do órgão estadual já foi realizada em Rio das Ostras. Duas estações telemétricas foram instaladas, sendo uma no rio Jundiá, na ponte de pedestres, e a outra no rio Iriry, na ponte de acesso à Nova Cidade. Essas são as principais medidas a serem adotadas nesta etapa do projeto. Enquanto isso, uma empresa especializada vai realizar o trabalho de levantamento de dados. A partir dessas ações, o Município terá condições de traçar seu Plano de Macrodrenagem, com conhecimento real das condições dos seus recursos hídricos. 

O Inea destaca a importância de desenvolver uma política de conscientização junto à população para ajudar o poder público a evitar invasões em área de risco, lembrando que esse trabalho vem sendo feito na Região Serrana, após a tragédia 2011. “O Inea está à disposição da Prefeitura para ajudar a traçar intervenções que venham minimizar as inundações”, destacou o coordenador de Planejamento e Projetos Estratégicos do Inea, o engenheiro civil José Edson Falcão. 

MACRODRENAGEM – No dia 23 de janeiro, o prefeito Sabino se reuniu com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, para discutir detalhes do Projeto de Macrodrenagem, voltado para a prevenção de enchentes no Município. A Prefeitura também conta com o apoio do Instituto na elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento, que prevê a ampliação do sistema de esgotamento.

A elaboração do Projeto de Macrodrenagem de Rio das Ostras, que será custeada pelo Estado, encontra-se em fase final de licitação. O Inea também vai pleitear recursos federais para a realização das obras necessárias. O projeto, orçado em R$ 1,1 milhão, tem prazo de um ano e será importante para a redução dos problemas trazidos pelas enchentes no município. 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'