Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Rio das Ostras recebe Audax e promove Desafio Off-Road

Rio das Ostras recebe Audax e promove Desafio Off-Road

Rio das Ostras recebe Audax  e promove Desafio Off-Road
June 10
12:56 2015

Rio das Ostras foi mais uma vez escolhida para sediar o Audax Rio, prova internacional de ciclismo que reúne atletas movidos pelo desafio e amor ao esporte. No último fim de semana, de 29 a 31 de maio, a cidade foi palco da principal prova do circuito, o percurso de 600 km, que classifica para o Paris-Brest-Paris, principal evento da modalidade, com 1200 km de pedalada.


As provas do fim de semana incluíram o Desafio Off-Road do Audax, o Dora, desenvolvido em Rio das Ostras. O Dora traz obstáculos naturais, em trilhas pesadas, ao mesmo tempo em que os ciclistas aproveitam as belas paisagens do Município. A prova já ganhou destaque entre os esportistas e, neste ano, reuniu 74 participantes.


O circuito do Desafio Off-Road do Audax tem 80 km, percorrendo estradas de terra, trilhas e fazendas particulares das localidades de Rocha Leão e Cantagalo, zona rural do Município. A prova inclui uma trilha conhecida como “Vietnam”, na qual os participantes precisam empurrar a bicicleta, atravessar riacho, andar no meio da mata, entre árvores e trilhas de boi, sempre com subidas e descidas alternadas.


“O Dora tem uma proposta interessante, que alia as regras dos brevets com estradas de terra, trilhas pesadas, de difícil orientação e primando pela autossuficiência, pela cooperação mútua entre os participantes”, explica Thiago Gomes, organizador da prova. E o Dora veio pra ficar. A organização do evento já anunciou que, no próximo ano, o circuito off-road terá regras próprias, nos padrões do ciclismo de regularidade, premiando os atletas por suas médias horárias.


AUDAX 600KM – Neste ano, 37 atletas participaram da última e principal etapa do Audax Rio, para conquistar o brevet de 600km. O circuito incluiu as cidades de Macaé, Quissamã, Campos e São João da Barra, num percurso de ida e volta, passando até Cabo Frio.


A conquista desse brevet habilita o ciclista a participar de um dos maiores eventos da modalidade do mundo, o Paris-Brest-Paris, de 1200 km de percurso. Um dos atletas a conquistar a façanha foi Cezar Barbosa, que já pode se considerar um veterano dos pedais. Desde 2004 ele participa do Audax e pela terceira vez vai testar sua resistência na prova francesa.


“Eu comecei a participar do Audax no desafio de 200 km. Como consegui superar meus limites na época, peguei gosto e nunca mais deixei”.Barbosa é o único atleta do Estado do Rio de Janeiro a ostentar o título de “Super Randonneur 5 mil”, pela superação de um conjunto de provas que reúne as etapas de 200km, 300km, 400km e 600km, no Brasil, e de 1000km e 1200km, na França.
O ciclista destacou o apoio que a Prefeitura de Rio das Ostras dá ao esporte, principalmente ao Audax. Para ele, a cidade de Rio das Ostras é considerada perfeita para as pedaladas, por seu trajeto relativamente plano. No fim de semana, a cidade recebeu também a prova de 200km, que reuniu mais de 62 atletas de toda a região.


O Audax Rio tem organização da Pedal 2, supervisão da Federal de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, de incentivo à prática do ciclismo.

bic

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'