Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Saúde bate recorde de atendimentos ambulatoriais

Saúde bate recorde de atendimentos ambulatoriais

Saúde bate recorde de atendimentos ambulatoriais
June 21
12:53 2016

omo resultado de uma política de valorização à atenção primária, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, nos primeiros meses de 2016, uma taxa recorde de atendimentos ambulatoriais. Com a inauguração de oito novas unidades de saúde e a ampliação de outras sete nos últimos dois anos, Macaé vem registrando ano após ano um expressivo aumento no número de atendimentos. De 2015 para cá, foi registrado, segundo dados do 1º Relatório de Produção Quadrimestral da Secretaria, um aumento de aproximadamente 29% na quantidade de procedimentos nos vários ambulatórios da cidade, passando de 662.487 atendimentos nos primeiros quatro meses de 2015 para 945.590 atendimentos, a maior média já registrada na história de Macaé.

E não foram apenas os atendimentos ambulatoriais que registraram alta nos primeiros meses deste ano. De acordo com o relatório, o número de atendimentos odontológicos coletivos também aumentou, de 32.703 atendimentos para nada menos do que 49.643 atendimentos. No programa Consultório de Rua, um dos muitos ligados à Gerência de Atenção Básica, que atende à população de rua, foram realizados nos primeiros meses deste ano, 2017 atendimentos, 344 a mais do que no mesmo período de 2015. Outro aumento substancial registrado foi em relação à oncologia. Enquanto nos quatro primeiros meses de 2015 foram realizados apenas 26 atendimentos, no mesmo período deste ano foram realizados 3.843 atendimentos.

Outro setor que registrou aumento de produção foi no Polo de Lesões Cutâneas (Casa do Curativo), que funciona como Centro de Referência do Diabéticos. No polo, inaugurado em 2015, foram realizados 6.225 atendimentos, contra 3.151 no mesmo período do ano passado. Na divisão de fisioterapia e reabilitação também houve aumento na quantidade de pessoas atendidas, passando de 6.844 em 2015 para 8.625 em 2016.

Prevenção e imunização — Macaé também tem investido alto nos programas que tratam da prevenção de doenças e na imunização. Com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado e mais humanizado, a Prefeitura de Macaé inaugurou em 2014 a Casa da Vacina Enfermeira Bernadette Franco Pacheco. No entanto, além desta unidade, o programa de imunização atende em todos os postos de Saúde da cidade e também registrou aumento de produção este ano. Vacinas como a BCG, Rotavirus, Pentavalente, e Poliomielite ultrapassaram a marca de 100% de cobertura nos primeiros meses deste ano. No programa de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais o número de atendimentos também cresceu exponencialmente, passando de 15.720 atendimentos em 2015 para 16.069 nos primeiros meses deste ano.

Como resultado de todo este aumento de produção, a cidade também passou a dispor de mais medicamentos para a população de baixa renda. De acordo com o relatório, apenas nos primeiros meses de 2016 foram distribuídos cerca de 11 milhões de medicamentos para a população, um aumento de 15% em relação a 2015.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Reis, tudo isso é resultado de um trabalho voltado para dar mais eficiência ao trabalho da Saúde. “Nosso foco é esse, tratar da Saúde da população e não apenas amenizar a doença. Como resultado desta política de valorização da atenção ambulatorial teremos cada vez menos filas nos hospitais, pois a população terá a sua saúde integralmente tratada na unidade básica mais perto de sua casa”, destacou.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'