Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Saúde realiza campanha do Teste da Orelhinha nesta sexta

Saúde realiza campanha do Teste da Orelhinha nesta sexta

Saúde realiza campanha do Teste da Orelhinha nesta sexta
October 13
16:41 2015

 Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição, por ser fundamental para construção da fala. Há 10 anos, Macaé conta com o Programa de Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha) e, para celebrar a data, será realizado, nesta sexta-feira (16), no Centro Municipal de Reabilitação, uma campanha para realização do "Teste da Orelhinha". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da avaliação, bem como atender crianças que ainda não fizeram o teste, recomendado para bebês de zero a três meses de idade.

 

Durante todo o dia, a equipe do Centro de Reabilitação (Avenida Amaral Peixoto, 275, Miramar – próximo à igreja Testemunhas de Jeová) também vai orientar sobre aleitamento materno e teste da Linguinha. A supervisora do Serviço de Fonoaudiologia, Cristiane Rangel, lembra que a Lei Municipal completa 10 anos e a Lei Federal cinco anos. No município, o Teste da Orelhinha é realizado em hospitais públicos e privados e no Laboratório de Audiologia do Centro de Reabilitação.

 

São aproximadamente 200 exames por mês, e as crianças que não passam no primeiro teste repetem a avaliação. "Caso as crianças não passem na triagem auditiva neonatal, elas são encaminhadas para avaliação audiológica completa e consulta com otorrinolaringologista. Se for detectada surdez ou perda auditiva, os pacientes são encaminhados para o acompanhamento adequado, seja para alguma instituição, como a Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) ou para os centros de saúde para recebimento de próteses auditivas ou implante coclear", frisa.

 

Orelhinha - A fonoaudióloga explica ainda que o teste da orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do bebê. "Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido da criança, o que permite verificar se ela ouve. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito ainda na maternidade, mas todos os bebês devem passar pelo exame", alerta Cristiane.

 

O exame é indolor e dura, em média, de cinco a dez minutos e requer apenas que o bebê esteja em um ambiente silencioso. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico.

 Teste de orelhinha - Arquivo Secom

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'