Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Secretaria de Ambiente lançará livro com fotos do Parque Atalaia

Secretaria de Ambiente lançará livro com fotos do Parque Atalaia

Secretaria de Ambiente lançará livro com fotos do Parque Atalaia
December 19
13:02 2013

Contato com a natureza e trabalho fotográfico levam dez fotógrafos a se emocionarem no primeiro Encontro de Fotografia Amadora da Biodiversidade ocorrido no sábado (14) e no domingo (15). Cada um deles clicou cerca de 200 fotos, mas apenas cem fotos de todos eles constarão no livro que a Secretaria de Ambiente vai lançar: a versão digital, em fevereiro ou março, e a obra escrita, em abril ou maio de 2014.  

Para o coordenador do encontro, o biólogo da Secretaria de Ambiente, Henrique Abrahão Charles, o principal objetivo foi dar oportunidade às pessoas que amam a natureza aprendessem a manusear a máquina fotográfica digital, mostrando seus pontos de vista através de imagens da biodiversidade do Parque Municipal Atalaia. Para participar do encontro o fotógrafo deveria ser amador. 

O evento começou no sábado, às 8h, e foi até 15h30, com o grupo retornando, no domingo, às 7h, fotografando o meio ambiente até 13h30, quando a aventura terminou. Nesse período, foram clicados animais, plantas, rios, córregos, paisagens, aves, insetos, quando ocorreu uma aliança da perspectiva pessoal e poética com a biodiversidade.

 Segundo o biólogo, haverá quatro encontros por ano no Parque Atalaia: um em cada estação (verão, primavera, outono e inverno). Desse modo, as fases da flora serão clicadas, além de animais e insetos mais relacionados ao clima e ao seu próprio tempo de gestação, por exemplo, as lagartas que se transformam em borboletas. 

O Parque Atalaia é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Fica a 27 quilômetros de Macaé, na Região Serrana e possui 235 hectares - 75% de mata fechada. Pelo e-mail henriquecharles.ufrrj@gmail.com as pessoas estão garantindo suas vagas nos próximos eventos. 

O professor colaborador Alexandre Mendes, que faz parte da equipe organizadora, é especialista em edição de imagem e junto com Henrique selecionou as fotos vencedoras, algumas delas podem ser vistas no final dessa matéria. - Vejo com fascínio todo esse encontro, uma vez que a população está cada vez mais envolvida com o meio ambiente, com a sustentabilidade. As pessoas se emocionaram com esse curso. É impressionante o poder que natureza tem sobre o homem. Quando se tem contato com o orvalho, plantas e animais ocorre uma grande felicidade nos nossos corações, conclui Henrique Charles.

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'