Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Secretaria de Ambiente realiza ação no Arquipélago de Sant’Anna.

Secretaria de Ambiente realiza ação no Arquipélago de Sant’Anna.

Secretaria de Ambiente realiza ação no Arquipélago de Sant’Anna.
December 30
14:12 2013

Técnicos da Secretaria do Ambiente visitaram na última semana o Arquipélago de Sant’Anna para avaliar a situação ambiental das ilhas que formam um Parque Natural Ambiental. A equipe teve a oportunidade de analisar a Enseada da Ilha do Francês e ilha das Galetas. 

Chamou atenção do grupo a ação predatória de parte dos visitantes desse patrimônio ambiental. Durante a visita foram encontrados registros de fogueiras, vegetação queimada, instalação de trilhas irregulares, acúmulo de lixo, destruição de ninhos de aves e pichação em rochas. 

Durante a visita a equipe realizou a limpeza dos resíduos na Ilhota das Galetas com remoção de toda uma estrutura de camping selvagem deixada na ilha, mesas, pedaços de cadeiras, panelas e muito resíduo como latas e garrafas plásticas, além de verificarem que foi removida grande parte da vegetação de arbustos. 

Foi feito também pela equipe a cobertura das pichações, se concentrando no costão sul da enseada principal da Ilha do Francês e experimento de uso de pigmento no costão norte da mesma ilha, além de limpeza do local, sendo recolhido âncoras, um mastro de bandeira de mergulho e garrafas. 

Segundo a Secretaria de Ambiente, mesmo com as ações de educação ambiental, ainda são comuns denúncias de pesca predatória para captura de iscas vivas, pesca com compressor e extração insustentável do mexilhão, informações que são repassadas imediatamente à Capitania dos Portos para atuação, uma vez que a área pertence a Marinha. 

Para melhorar essa situação a secretaria planeja intensificar ações de educação ambiental, pesquisas de monitoramento da vegetação e de aves marinhas que é feito em parceria com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) como também recuperação de áreas degradadas, levantamento de espécies e coleta de lixos marinho e terrestre. 

O governo pede ainda a colaboração da população para que os frequentadores não façam fogueiras ou churrasco nas ilhas, mantenham distância segura dos ninhos e filhotes das aves marinhas, tragam o lixo produzido de volta nas embarcações, e não levem animais e plantas estranhas ao ambiente da ilha, como cães e gatos. 

O contato para informações gerais sobre o arquipélago é 2762-4802 ou na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria, que funciona na Avenida Amphilophio Trindade, 237, na Morada das Garças, que está aberta para atendimento à população. 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'