Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Sobradinho comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Sobradinho comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Sobradinho comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
March 24
09:15 2014

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi comemorado nesta sexta-feira (21), no Centro Cultural Sobradinho. Antes da palestra “Os desafios atuais da negritude no Brasil”, ministrada pela Coordenadora da Promoção de Igualdade Racial de Macaé, Zoraia Bráz, e do monólogo “Eu, negra”, estrelado pela atriz Cláudia Byspo, ocorreu uma salva de palmas, singela homenagem ao professor de teatro David Moreira que faleceu no domingo passado.

 Zoraia falou sobre a necessidade dos negros superarem os pré-conceitos, traçarem objetivos e lutarem por cada um deles. ”Por mais que duvidem da nossa capacidade, que os obstáculos sejam muitos, precisamos ter determinação para nos tornarmos vitoriosos e conquistarmos aquilo que desejamos em todos os campos: profissionais, pessoais e na sociedade”, afirmou.

 Durante a palestra foi exibido um trecho do filme “Homens de Honra”, que conta a saga de um jovem negro, cujo principal objetivo é ser o primeiro oficial da marinha americana. Após vencer o pré-conceito e as limitações físicas, ele realizou seu sonho. E ao ser questionado sobre o motivo de querer tanto ser mergulhador, ele respondeu: “eu quis porque me disseram que eu não conseguiria”.

 A encenação da paça foi logo após a explanação inicial. No texto, frases de autores nacionais que retratam a saga, as aventuras e as conquistas dos negros. A apresentação do monólogo “Eu Negra”, fez com que todos refletissem sobre o passado dos seus ancestrais e contou com a participação do percursionista Leandro Nunes, integrante do Grupo Tambores de Machadinha. “Orgulho-me muito em poder levar um pouco da minha história para esses jovens”, disse Cláudia.

 O auditório estava lotado e o público presente participou com perguntas e leituras. A Coordenadoria de Cultura e Turismo estabeleceu uma parceria com as escolas e professores para que os alunos possam participar com frequência dos eventos culturais realizados no município. O CIEP Municipalizado 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva e o Colégio Estadual Visconde de Quissamã, juntos, levaram oito turmas.

 Para Marta, foi uma noite que permitiu melhor entendimento da sociedade atual, na qual ainda é preciso fazer considerações para fortalecer a cultura afrodescendente. “Faço questão de promover estes eventos porque transmitem conhecimento à população. Avançamos muito, mas precisamos divulgar ainda mais a nossa história que é tão rica, e discutir a importância do papel dos negros na sociedade”, declarou.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'