Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

UFF ameaça tirar curso de engenharia de rio das ostras

 Breaking News

UFF ameaça tirar curso de engenharia de rio das ostras

May 27
11:10 2014
Integrantes do corpo docente da universidade não concordam com a decisão

Integrantes do corpo docente da universidade não concordam com a decisão

Vivemos em uma área privilegiada com empregos na cadeia de petróleo. Mas, é preciso ter qualificação profissional para conseguir uma vaga neste mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, a Universidade Federal Fluminense (UFF) tem grande importância para o progresso da região norte fluminense. Em Rio das Ostras, o curso de Engenharia de Produção da UFF recebeu a maior nota na última avaliação do ENAD e já é visto como o melhor do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Porém este curso poderá ser extinto da UFF - Polo Rio das Ostras e aberto 

em Petrópolis.

Um ofício foi enviado pela Secretaria de Ciênciae Tecnologia da Prefeitura Municipal de Petrópolis, formalizando sua solicitação de instalação de um campus fora de sede da UFF no município. O professor do curso, Hernani Saraiva, disse que não é a favor da decisão. “Entendemos que tal atitude fere os direitos dos cidadãos riostrenses, que foram desconsiderados em todas as falas do grupo responsável pelo estudo de viabilização do curso de Engenharia de Produção em Petrópolis, assim como fere a vontade da maioria dos professores do curso em Rio das ostras. A Decisão foi deliberada dentro do departamento de engenharia, que contempla 18 membros do ciclo profissional do curso, tendo recebido 12 votos favoráveis. No entanto, o projeto ignora a vontade dos professores do ciclo básico, lotados no departamento de matemática e física, que já tinham rejeitado a proposta de realização do estudo”, explicou.

Neste caso, a UFF garantirá a remoção dos professores do departamento de engenharia do campus de Rio das Ostras que não manifestarem o interesse em trabalhar no novo campus, para outros departamentos da Universidade, conforme o interesse manifesto desses professores. A faculdade também garantirá que durante o período de cinco anos de consolidação, os professores lotados no campus de Petrópolis ministrarão disciplinas em Petrópolis ou Rio das Ostras (nunca em simultâneo), de maneira que o professor que estiver ministrando aula na graduação em um campus não estará ministrando aula no outro campus no mesmo período. Nesta situação, a UFF disse garantir a realização de concurso público, a partir de 2015.

O curso oferece empresa Júnior e 100% dos alunos saem da faculdade empregados. Além disso, os próprios alunos da instituição não foram comunicados, tampouco ouvidos se são favoráveis a esta proposta. Em Petrópolis há quinze cursos de engenharia e mais de cinquenta opções de graduação ofertados pelas universidades privadas: a UCP; Sá Earp e Estácio.  A oferta é muito maior lá que nessa região.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'