Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Um reforço para saúde

Um reforço para saúde

Um reforço para saúde
April 28
11:09 2014

Conceição de Macabu com médicos cubanos para auxiliarem no atendimento 

Uma das iniciativas do governo, o programa ‘Mais Médicos’ faz parte de um sistema de melhoria no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, prevendo mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar os profissionais para regiões carentes. A ‘cidade simpatia’ foi contemplada pelo programa e recebeu dois médicos cubanos, na última semana, para atuar no Programa Saúda da Família (PSF).

De acordo com a Secretária de Saúde, Elisa Maria, os médicos vieram preparados para atuar na rede, pois, participaram de dois módulos de acolhimento e avaliação sobre saúde pública e língua portuguesa, no Espírito Santo (ES) e já estão com registro profissional provisório para o trabalho, emitido pelo Ministério da Saúde.

 “Durante esse período, eles estudam as doenças mais comuns da região e conhecem a estrutura hospitalar e de emergência da rede pública”, comentou a secretária, ressaltando ainda que por formação, os médicos de Cuba atuam com foco na humanização do atendimento e na prevenção de doenças. “Os médicos começarão a atuar no município no máximo em 30 dias, depois de conhecerem a realidade da saúde de Macabu”, frisou.

A população de Macabu sempre padeceu com a falta de infraestrutura e profissionais da área - nas unidades de saúde. Para o vice-prefeito Luciano Tavares, a chegada dos médicos, foi um marco positivo. “A saúde sempre foi uma grande preocupação em nosso município. Durante os últimos anos, o hospital, por exemplo, viveu as margens do abandono. Tivemos grandes problemas relacionados à saúde e falta de investimentos. Estamos avançando – aos poucos. Macabu sempre precisou de mais profissionais atuantes. A chegada dos médicos, foi um ganho”, disse. A previsão é que município recebera um terceiro médico cubano para integrar à equipe.

A secretária salienta que a chegada dos médicos cubanos vai contribuir com a melhoria no atendimento à população. “Apenas entre janeiro e março, contabilizamos 18.257 atendimentos ambulatoriais. Neste mesmo período, os atendimentos no Hospital Ana Moreira foram 8.964. No relatório trimestral do Programa de Saúde Mental (CAPS) registramos 64.630. Sem falar nos 2.716 atendimentos de Imunização”, pontuou informando ainda que a Saúde no município está passando por um processo de humanização e restruturação. 

O Ministério da Saúde ainda sustenta a possibilidade de ver o saldo do programa. Segundo dados divulgados, em novembro de 2013 houve um crescimento de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão em comparação com o mês de junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais. Até 2015, o Ministério da Saúde abrirá mais 35.073 postos de trabalho para médicos só com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O ministério da Saúde anunciou no princípio do mês, que o Programa deverá ultrapassar a marca de 14 mil médicos para a atenção básica de todo o país, superando a meta estabelecida pelo governo federal.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'