Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Um sabor qualificado

Um sabor qualificado

March 11
12:55 2015

Devido ao crescimento do segmento da gastronomia em Campos, a Secretaria de Trabalho e Renda, acompanhando esta tendência, realizou diversos cursos para qualificar pessoas com vocação para a atividade. Os seis cursos já realizados qualificaram 214 pessoas vocacionadas para a gastronomia, inclusive para a cozinha francesa, italiana, espanhola, portuguesa e japonesa.


Alguns cursos foram ministrados por cozinheiros e chefs de cozinha renomados, como Ciro e Junior Ferreira, Carlos Bertolazzi, Gilson Surrage, Jimmy McNanis e Alessandro Eller. Ferreira é proprietário de um renomado restaurante de comida japonesa em São Paulo e já foi chef de restaurantes nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Bahia e Buenos Aires (Argentina). Ele foi o primeiro sushiman do Brasil a ministrar aulas para mulheres.


“Dos 214 formandos nos cursos realizados pela Secretaria de Trabalho e Renda, 60 concluíram e receberam certificado do curso de sushiman; 44 cozinheiros e cozinheiras especializados em frutos do mar, que atuam em estabelecimentos da Praia do Farol de São Tomé; 30 receberam o certificado de cozinheiro; 25, o certificado de cozinheiro básico; 35 receberam o curso de auxiliar de cozinha, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”, informou a secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel.


Também foram qualificadas 20 mulheres assistidas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas foram certificadas após o curso de auxiliar de cozinha e confeiteiras, através do Programa Mulheres Mil, numa parceria Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).


“As mulheres aprenderam a elaborar sobremesas e itens para coffee brake, como bolos, biscoitos especiais e cupcakes. Parte delas foi absorvida pelo mercado e outras optaram por ter seu próprio negócio, atuando como fornecedoras”, disse a coordenadora de Cursos de Qualificação da Secretaria de Trabalho e Renda, Janice Begni.


A nova realidade neste segmento da prestação de serviços, com o surgimento de novos estabelecimentos (botequins, pizzarias, bistrôs, restaurantes, e outros estabelecimentos congêneres), demonstra o crescimento de uma clientela diferenciada. Isso evidencia que a forte migração tem contribuído para expandir a massa salarial com maior poder aquisitivo
em Campos.

Também foram qualificadas 20 mulheres assistidas no Centro de Referência de Assistência Social. Elas foram certificadas após o curso de auxiliar de cozinha.

Também foram qualificadas 20 mulheres assistidas no Centro de Referência de Assistência Social. Elas foram certificadas após o curso de auxiliar de cozinha.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'