Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

União contra a violência

União contra a violência

União contra a violência
April 28
11:26 2014

Autoridades da região formam consórcio de segurança

Tamara Lima

As marcas da violência estão no mundo inteiro. Os noticiários mostram diariamente a marginalidade roubando vidas e sonhos dos cidadãos. De acordo com o artigo 144 da Constituição, a segurança pública é de responsabilidade de todos. Pensando nisso, autoridades se uniram e estão somando forças para reverter esse quadro tão preocupante na região.

Os prefeitos dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus firmaram o Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, visando somar forças e traçar medidas para combater a marginalidade na região. Na manhã da quinta-feira (24), foi assinado um Protocolo de Intenções do novo Consórcio, no gabinete do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino; e o vice-prefeito, Gelson Apicelo.

Entre os presentes na reunião estavam: o prefeito em exercício de Casimiro de Abreu, pastor Zedequias da Costa; representantes das câmaras de vereadores; o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Ramiro  Campos; o Delegado Federal Júlio César Ribeiro; a delegada da 128ª Delegacia de Polícia Civil, Carla Tavares; Coronel Edmilson Jório, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Macaé, e parlamentares da região.

O coronel Edmilson Jório é o coordenador do Consórcio. Ele deu início às apresentações e focou que os municípios vão unir forças e buscar soluções para a redução da violência. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Rio das Ostras, o documento para as Câmaras Municipais que compõem o Consórcio Regional de Segurança, formado por 12 itens de ações aprovadas após várias reuniões de trabalho que mobilizaram os secretários de seguranças dos municípios.

Entre os 12 itens apresentados no protocolo estão: a permanência da Companhia de Práticas Pedagógicas em Rio das Ostras, o emprego de ações de pacificação nas escolas, a possibilidade de empregar as Guardas Municipais e as Coordenadorias de Defesa Civil, em apoio mútuo nos eventos dos calendários oficiais dos municípios em situações de emergência.  “Sabemos que sozinhos não conseguiremos muitas vitórias, mas se agirmos em bloco conseguiremos maior respaldo das autoridades estaduais e federais e até mesmo recursos federais para viabilizar ações de combate”, comentou o prefeito de Rio das Ostras, Sabino.

O comandante do 32º de polícia militar Ramiro Campos, disse que ficou muito feliz com o Consórcio e que o trabalho com a polícia federal é conjunta para combater a marginalidade. Carla Tavares, delegada da 128ª de polícia civil e o prefeito em exercício de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, ressaltaram a importância do papel da família, sempre orientando e incentivando os jovens no caminho do bem, para que eles não se percam na criminalidade.

O delegado da polícia federal, Júlio Ribeiro, declarou que os gestores públicos perceberam quem para combater violência, essa união é de extrema importância. Em entrevista, ele focou a importância do Consórcio. “Os gestores públicos perceberam que sozinhos não seria possível combater a criminalidade. Estou colocando o serviço de inteligência à disposição dos municípios”, comentou. Ele enfatizou também que é preciso realizar um trabalho educativo de combate à violência nas escolas.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Rio das Ostras, o próximo passo agora é encaminhar o documento para as Câmaras Municipais que compõem o Consórcio Regional de Segurança, formado por 12 itens de ações aprovadas após várias reuniões de trabalho que mobilizaram os secretários de seguranças dos municípios.

 

 

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'