Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Saiba como foi a Bienal do Livro do Rio de Janeiro que, este ano, bateu recorde de público

Saiba como foi a Bienal do Livro do Rio de Janeiro que, este ano, bateu recorde de público

September 07
09:41 2013
Este ano a Bienal contou com algumas novidades. Três espaços inéditos  surpreenderam os visitantes

Este ano a Bienal contou com algumas novidades. Três espaços inéditos surpreenderam os visitantes

Por Grazielle Queirós

Fonte inesgotável para histórias fictícias ou não, a cidade do Rio escreveu mais um capítulo com a realização da 16ª Bienal do Livro. O maior evento literário do município, superou a expectativa de público. Entre a abertura na quinta-feira, dia 29 e o encerramento no último domingo (08), 650 mil “personagens” enfrentaram filas gigantescas para conferir as novidades.
O homenageado este ano da Bienal, foi o escritor, ilustrador e cartunista Ziraldo, que aos 81 anos, continua produzindo tanto ou mais do que quando publicou sua primeira obra infantil, em 1969. O pai de um dos meninos mais amados e mais malucos do Brasil é uma fonte inesgotável de criações e projetos que brotam a todo instante.
A Alemanha estava representada na Bienal. Essa é uma ação que faz parte da Temporada da Alemanha no Brasil, que irá até maio de 2014. Um dos destaques da programação foi a exposição multimídia “Alemanha de A a Z”, que apresentou uma perspectiva diferente e bem humorada sobre a Alemanha por meio das 26 letras do alfabeto alemão.
Este ano, a Bienal contou com algumas novidades. Três espaços inéditos surpreenderam os visitantes. Ainda no clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo de 2014, a Bienal apresentou o Placar Literário, comandado pelo jornalista João Máximo, que conquistou os amantes de futebol.
Também houve um território exclusivo para os adolescentes, o #acampamento na Bienal, onde, sob o comando do historiador e doutor em educação João Alegria o visitante teve a oportunidade de encontrar seu escritor predileto em bate-papos animados.
Uma enorme área de 500 metros quadrados foi dedicada aos pequenos leitores. No Planeta Ziraldo, homenageado da vez, muitos personagens inesquecíveis como Menino Maluquinho e o Pererê, ganharam vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Nomes consagrados da literatura nacional como Zuenir Ventura, Ferreira Gullar, Maurício de Souza, entre outros e autores internacionais, entre eles Nicholas Sparks, Mia Couto, Axel Scheffler, Wladimir Kaminer, Bas Böttcher, também estiveram presentes participando do evento.

Tags
Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'