Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Vítimas das chuvas elogiam atendimento da Prefeitura de Macaé

Vítimas das chuvas elogiam atendimento da Prefeitura de Macaé

Vítimas das chuvas elogiam atendimento da Prefeitura de Macaé
December 10
13:21 2013

Desde as chuvas que assolaram Macaé nas últimas semanas, várias famílias de desabrigados são mantidas em abrigos improvisados até que sejam remanejadas para novas moradias. Um deles funciona no Cemaia (Centro Municipal de Apoio a Infância e Adolescência), órgão mantido pela prefeitura. No local, 25 famílias estão sendo assistidas 24 horas por dia. Nesta terça-feira, dia 10, a equipe de reportagem do Expresso fez uma visita ao Cemaia para conferir de perto como estas famílias estavam sendo tratadas. Entrevistadas por nossos repórteres, diversas pessoas abrigadas pelo local, elogiaram a forma pela qual estavam sendo atendidas.

Uma das pessoas atendidas é a moradora do Morro de São Jorge, Vera Lúcia Pinto da Fonseca. Ela está no abrigo com seu neto. “Sou nascida e criada no morro. E morava nessa casa há um ano com meu neto e minha neta. A minha casa não caiu, mas foi interditada, porque a de cima está por um fio, e quase caindo em cima da minha. Vim para o abrigo com o meu neto de 15 anos, a minha neta ficou com a mãe. E tem gente vindo nos atender todos os dias. Vem psicóloga, vem gente trazendo esporte e brincadeira pras crianças. Eu estou aqui, mas sempre que precisa me ofereço pra ajudar.  Se colaborar um pouquinho posso ajudar outras pessoas”, disse a artesã e costureira, enquanto ajudava a equipe da cozinha a fazer o almoço.

Assistentes sociais, pedagogas, equipes de limpeza, guardas municipais, e voluntários ficam no local ajudando e apoiando como podem. Além disso, representantes do poder público visitam constantemente o local, a fim de vistoriar o espaço e ajudar, caso falte alguma coisa.

No local cada família recebe roupas, sapatos e brinquedos. Além disso, comida é o que não falta. Uma dispensa cheia de mantimentos também foi criada, para acondicionar melhor os alimentos. Desde leite, até arroz, suco e biscoito é oferecido. Além disso, são diversas refeições ao longo do dia. Além do café da manhã, almoço e janta; lanches da tarde e da noite também são oferecidos. 

Boataria — Recentemente foram espalhados diversos boatos nas redes sociais de que os abrigados no Cemaia estariam em condições inadequadas. Chegaram a postar, inclusive, que estariam servindo comida estragada. As denúncias, no entanto, conforme apurou nossa equipe, não procedem.

A pedagoga e coordenadora do turno da manhã, Zuita Carvalho, lembra que esses boatos desrespeitando não só o governo, mas todos que estão ajudando. “Desrespeita quem está aqui trabalhando. Estou desde segunda ajudando, coordenando a equipe da manhã para que tudo esteja em ordem. Vocês podem reparar que está tudo bem, e limpo, não falta nada para eles. E quando faltou água, arrumaram rapidamente”.

Uma das voluntárias é Rosane Barbosa, que ajuda como pode. “Aqui temos uma equipe multidisciplinar. Eu já ajudei a separar as roupas e sapatos, cheguei aqui as sete da noite e estou até agora (já passava das 10h da manhã). Estamos fazendo o máximo por eles. Temos confiança que o prefeito vai ajeitar a vida deles. É muito bom quando se encontra essa confiança no governo, esse acolhimento. Eles estão confiantes, mesmo passando por um momento tão difícil.  Vamos interagindo com eles, levando palavras de amor e incentivo para eles. Isso faz com que minimize um pouco a situação”.

Outro voluntário é Pedro Henrique Moreno. Ele, junto com amigos, se reuniu para arrecadar donativos para a tenda da cultura. “Venho todo dia aqui, para vistoriar se o poder público está cumprindo seu papel. E está, não tem faltado nada.  E reuni pessoas para ajudar os desabrigados.  Inclusive até já trouxe recreação para cá, inclusive no domingo os Doutores Palhaços estiveram aqui”.

Atendimento — uma equipe de limpeza da Prefeitura de Macaé fica de 06h30 às 14h fica no local. Além disso, uma equipe da Guarda Municipal e uma ambulância (com dois enfermeiros e um motorista) ficam de plantão 24 horas no local. Representantes da Defesa Civil também estão de plantão no Cemaia. Secretários e membros do governo também fazem plantão no local. Um deles é o secretário de governo Leo Gomes, que diariamente visita ao local para verificar se todas as demandas das famílias estão sendo atendidas.

As 25 famílias ficarão no abrigo provisoriamente até que sejam realocadas para casas que serão alugadas com recursos do Aluguel Social e Aluguel de Emergência, pagos pela prefeitura. Além do Cemaia, outro lugar que está atendendo moradores desabrigados é o estádio Cláudio Moacyr.

 

 

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'