Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Volta às aulas em Macaé tem marco histórico

Volta às aulas em Macaé tem marco histórico

Volta às aulas em Macaé tem marco histórico
February 06
08:45 2014

O ano letivo na rede municipal de ensino começou nesta quarta-feira (5) para cerca de 40 mil alunos. Um dos fatos mais marcantes da volta às aulas é que pela primeira vez, o município está com o quadro completo de professores, contando com a atuação de 4.200 profissionais. Outro fator positivo é que o atendimento na faixa de idade obrigatória, acima de quatro anos, foi integral, atendendo a 100% desta demanda no município.

Nesta retomada das aulas, o governo presenteou a população com a inauguração de duas novas unidades escolares, no bairro do Novo Horizonte, e em Córrego do Ouro, na região serrana. As aulas começam em ambas unidades atendendo crianças na faixa de dois a cinco anos. A novidade é que mais três escolas serão entregues até março, nos bairros Lagomar, Vila Badejo e São Marcos, o que vai ampliar o número de salas de aulas e o atendimento aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O primeiro dia de aula nas 105 unidades municipais de ensino contou com ações pedagógicas, acolhimento de boas vindas e atividades de adaptação para a garotada da Educação Infantil. Além disso, a entrada e saída dos estudantes nas escolas municipais foi acompanhada por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana que atuaram nas principais vias de acesso às unidades escolares. O objetivo é assegurar maior conforto e segurança aos alunos, pais e responsáveis.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, este ano a rede municipal está atendendo a demanda de alunos na faixa de dois e três anos em 75% das unidades municipais.

O governo municipal continuará, esse ano, investindo na Educação Básica e no Pacto Nacional da Educação na Idade Certa (PNAIC). O pacto tem a meta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Uniformes - Ainda neste mês de fevereiro, os alunos da rede municipal vão receber novo kit de uniformes. Os uniformes, vão atender aos estudantes de todas as modalidades de ensino, Educação Infantil, Fundamental, Médio e Jovens e Adultos (EJA).

Transporte - Já o transporte escolar atendeu normalmente a demanda de alunos. Cerca de 7 mil alunos, do 1º ao 5º ano de escolaridade, são atendidos no transporte escolar dedicado (kombis, vans, micro-ônibus e ônibus específicos). Além disso, os alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade também contam com passe eletrônico escolar. A novidade é que a partir deste ano letivo, o transporte atenderá o percurso a partir de dois quilômetros de distância - ao invés de três quilômetros, como foi no ano passado. 

Os novos alunos que estão ingressando na rede municipal não devem esquecer do cadastramento do passe eletrônico escolar. Aquele que não fizer a solicitação da primeira via do passe escolar, não terá direito a transporte gratuito. O pedido da primeira via do passe deve ser o mais imediato possível, na Central de Gratuidade, situada na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, das 8 às 16 horas.

Também segue até o próximo dia 28 o recadastramento do passe eletrônico dos estudantes já matriculados no ensino municipal. O procedimento também é realizado na Central da Gratuidade. A expectativa da rede municipal de ensino é atender cerca de 9 mil alunos. Após o período de recadastramento, o passe eletrônico será bloqueado.

Ação contra dengue - Com o retorno das aulas, a Secretaria de Educação vai reforçar a atuação na campanha “Todos contra a Dengue". A pasta continuará investindo no Programa Saúde na Escola (PSE), que neste mês de fevereiro dará uma maior atenção ao combate à dengue. Todos os professores foram orientados a trabalhar o tema referente à prevenção da proliferação do mosquito transmissor da doença.

Para intensificar o trabalho também haverá ação conjunta da equipe com o PSE/Divisão de Educação e Saúde, que apresentará em dias específicos uma peça de teatro que apresenta o combate à dengue de maneira lúdica e informativa.

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'