29/01/2024 às 14h03min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h00min

Maior projeto nacional de conscientização do autismo começa turnê pelo país nesta terça (30)

Após grande sucesso em Curitiba (PR), no ano de 2022, a segunda temporada da Casa dos Sentidos teve uma versão pocket em 2023 e agora começa sua viagem pelo Brasil com a versão completa, que passará por quatro cidades: Campinas, Curitiba, Brasília e São Paulo

Eduardo Betinardi
Divulgação/Casa dos Sentidos
Projeto artístico e arquitetônico de conscientização sobre autismo de grande sucesso em 2022, a Casa dos Sentidos retomou sua programação com novidades em uma turnê nacional. Expressando os sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com autismo em um ambiente que reproduz uma casa, a experiência imersiva ganhou novos tons, com a participação de novos artistas e ainda maior alcance, passando por diversas cidades brasileiras. Em 2023, o projeto circulou, com uma versão pocket, pelas cidades de Monte Mor (SP), Catalão (GO) e Ponta Grossa. Agora, inicia sua turnê oficial, com a versão completa, que passará por quatro cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

A instalação, produzida pela Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais, por meio de Lei de Incentivo à Cultura, surgiu como uma forma de traduzir em expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), usando como símbolo o espaço de uma casa para representar essas impressões. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giuzy de Luca, curadora do projeto.

Assim, a arte promove a inclusão, aceitação e conhecimento desta condição, que teve um aumento de 15% nos casos diagnosticados nos últimos dois anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. “Como mais uma parte desse conjunto e projeto, a arte é o elo de ligação no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão”, comenta a pesquisadora Jocian Machado Bueno.

Para desenvolver a Casa, a Guanabara Produções realizou um extenso processo de pesquisa, a partir de vivências com crianças autistas. Essa etapa foi toda acompanhada por profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Houve ainda apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

Na sequência, entraram as parcerias entre artistas e arquitetos no desenvolvimento da experiência imersiva. A equipe ainda continua desenvolvendo uma linha de pesquisa paralelamente ao projeto artístico, que será levada à Universidade de San Diego (EUA) com embasamento técnico.

Artistas e espaços
 
O conceito da casa para criar os cenários artísticos simboliza um lugar seguro e receptivo. “É o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo”, explica Carolina Montenegro, diretora da Guanabara Produções Culturais e da  Montenegro Produções Culturais.

A imersão da Casa dos Sentidos engloba toda uma vivência sensorial, em ambientes desenvolvidos por artistas, arquitetos e designers renomados. Inovando o projeto, uma nova artista entra em cena: Aline Provensi, que também é psicóloga e autista, assina o espaço do Banheiro. “Esse cômodo, para mim, sempre foi motivo de desconforto sensorial, apesar de ter todo o potencial de ser um local de conforto e lúdico. Tenho muita dificuldade com tomar banho, escovar os dentes e tudo o que envolve essas tarefas básicas. Mas eu amo água e então decidi focar nesse elemento”, explica Aline. 
 
Outra grande novidade da segunda edição do projeto é o Cérebro. O espaço é assinado pela artista convidada Daniélle Carazzai e pelo arquiteto Givago Ferentz, que criaram uma estrutura com dados de pesquisa e referenciais sobre diagnóstico autista. Assim, surge um novo ambiente acolhedor e educativo na Casa dos Sentidos, que será a “porta de entrada” para que as pessoas compreendam parte do universo autista de forma lúdico-didática, por meio de uma interação única que vai mesclar dados científicos e brincadeiras. A artista Bruna Alcantara assina a Sala de Jantar, trabalhando conceitos como memória afetiva. Bruno Romã foi o responsável pela Cozinha, que propões uma interação sensorial. O Quarto foi trabalhado por Marcella Callado, que resgata o universo infantil dos sonhos. 

Turnê nacional e internacional

Com dois projetos, um oficial e outro com uma versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa, que começou no mês de outubro de 2023, com a versão adaptada, e segue durante o ano de 2024. A mostra passou por em Monte Mor (SP) e Catalão (GO), nos últimos meses de outubro e novembro, e por Ponta Grossa (PR), nos últimos meses de novembro e dezembro.

Já a mostra oficial, com a casa completa, começa a circular pelo Brasil no próimo dia 30 janeiro, em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada até 23 de fevereiro. Na sequência, as cidades de Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP) recebem a Casa dos Sentidos. Para completar, no segundo semestre de 2024, o projeto romperá fronteiras, indo para os Estados Unidos e Portugal.
 
  • Campinas (SP): de 30 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024 – Local: Campinas Shopping
  • Curitiba (PR): de 29 de março a 21 de abril de 2024 – Local: Shopping Mueller
  • Brasília (DF): de 10 a 30 de maio de 2024 – Local: Biblioteca Nacional
  • São Paulo (SP): data e local serão confirmados nos próximos dias

A Casa dos Sentidos é uma produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da TetraPak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site www.acasadossentidos.com.br.





 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.