17/11/2023 às 14h48min - Atualizada em 20/11/2023 às 00h00min

Espetáculo “Heroínas da História” é programação oficial da FLIP e fala sobre equidade de gênero, diversidade afetiva, discriminação racial, sustentabilidade, diversidade cultural e ancestralidade

Ferramentas educativas também farão parte da agenda da Cia. Guarda Chuva na FLIP

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

Com uma proposta inovadora, a companhia de teatro infantil, Cia. Guarda Chuva, utiliza o poder das artes cênicas para abordar temas como equidade de gênero, diversidade afetiva, discriminação racial, sustentabilidade, diversidade cultural e ancestralidade. Através de suas peças, os artistas buscam promover o diálogo e a conscientização, despertando nas crianças e em suas famílias a importância da igualdade e do respeito.

Portanto, a Cia. Guarda Chuva anuncia a sua presença durante a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, com uma apresentação única e exclusiva no dia 23 de novembro, às 16h, na Casa Escreva, Garota, na Travessa Gravatá, 56 c/d. A peça é voltada para crianças de 4 a 12 anos. A boneca Li, interpretada pela atriz Litta Mogoff, abre um grande livro em branco e, com a ajuda do super tablet ‘Gugo’, vai resgatando do esquecimento cinco heroínas brasileiras: Maria Quitéria, Maria Felipa, Aracy de Carvalho, Vó Maria e Margarida Maria Alves.

 

Homenagem à Pagu durante a Festa Literária:

A escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, é a homenageada da edição da FLIP deste ano, uma escolha incontestável pela sua importância enquanto artista e profissional brasileira, também apagada pela História Brasileira.

A Cia. Guarda Chuva foi recentemente premiada no Festival Catarse de Indaiatuba, SP, por Melhor Sonoplastia e Melhor Cenário. Monólogo este que será levado ao público de leitores de Paraty, durante a maior festa internacional literária da região. “Ao introduzir personagens femininas destemidas e aventureiras nas histórias, estamos mostrando às nossas crianças de hoje, o caminho para construir um mundo mais igualitário” argumenta Litta Mogoff, artista que interpreta a boneca Li.

 

Jogos e Ferramentas Educativas da Cia. Guarda Chuva:

A Cia. Guarda Chuva trabalha com uma variedade de temas em seus jogos e peças teatrais, todos baseados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde heroínas da História Nacional até lendas do folclore e curiosidades científicas, as produções da companhia abordam assuntos relevantes de forma educativa e divertida. Através dessas iniciativas, a Cia. Guarda Chuva busca não apenas entreter, mas também estimular a competição saudável, ensinar o cumprimento de regras e promover a interação social. 

Os jogos também estarão disponíveis para venda no dia 23 de novembro, das 12h às 14h no estande Escreva, Garota!

A Cia. Guarda Chuva tem desempenhado um importante papel ao resgatar a história esquecida das mulheres no Brasil. Através de jogos, peças teatrais e outras ferramentas educativas, a companhia promove o diálogo sobre questões de equidade de gênero, diversidade e ancestralidade, contribuindo para a formação de crianças conscientes e empoderadas. Ao povoar o imaginário infantil com figuras femininas históricas, a Cia. Guarda Chuva fortalece a autoestima das meninas e mulheres, permitindo que elas se enxerguem como protagonistas de sua própria história.

 

SERVIÇO: 

Participação da Cia. Guarda Chuva na FLIP 2023 | 21ª edição

Quando: 23 de novembro, das 12 às 14h com vendas dos jogos e ferramentas educativas. E dia 23 de novembro, às 16h com o espetáculo Heroínas da História 

Onde: Paraty - Casa Escreva, Garota: Travessa Gravatá, 56 c/d.

Redes Sociais: https://www.instagram.com/ciaguardachuva/ 

Assessoria de Imprensa: Tamyris Torres (21) 97132-8024


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.