São Paulo, abril de 2024 - A Feipat - Feira da Patologia das Construções - foi lançada oficialmente na última quinta (11), em cerimônia com cerca de 100 empresários do setor da construção na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O evento do Grupo Contramarco em parceria com a ADPAT conta com a organização da Italian Exhibition Group (IEG), um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, e será realizado no São Paulo Expo, entre os dias 11 e 14 de setembro.
“Nossa vida é feita de sonhos e fico feliz de ver que existem outras pessoas sonhando comigo. A patologia é o estudo das doenças das construções e, se for realizada com profundidade, permite evitar muitos danos. Na busca pela excelência, tivemos a ideia de realizar uma feira exclusiva ao segmento”, disse Felipe Lima, fundador e diretor da ADPAT (Amigos da Patologia das Construções).
Felipe agradeceu o apoio do Grupo Contramarco e do IEG, que abriram as portas para a chegada desta nova feira. “Estamos baseados em uma tríade de normas técnicas, boas práticas e a indústria. Nesses quatro dias vamos mostrar muito conhecimento técnico e apontar a trilha para a evolução. Sou muito grato ao apoio que recebi para concretizar a Feipat”, completou.
A Feipat será realizada de forma simultânea com a Fesqua - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias - e da Fesqua Vetro, que também são do Grupo Contramarco, e do Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície). Juntos, os eventos devem receber mais de 700 marcas expositoras, em uma área de 38 mil metros quadrados. A expectativa da organização é atrair mais de 48 mil visitantes ao longo dos quatro dias.
“Acredito que todo mundo já viu alguma construção com problema. A Feipat atrai o público que resolve essas questões: construtores e engenheiros de obras. Ela tem uma sinergia muito grande com a Fesqua, que já é uma realidade, sendo a maior feira das Américas e a terceira do mundo em seu segmento. Foram meses organizando tudo para chegarmos até este lançamento”, disse Luis Tavares, principal executivo do Grupo Contramarco.
O IEG, que assumiu a organização da Fesqua e do Ebrats em 2022, também agrega a Feipat, chegando a nona feira de seu portfólio em apenas dois anos no Brasil. “Temos o projeto de chegar em 10 eventos até 2025. Quando apareceu a iniciativa do Felipe Lima, que sabe tudo de patologia de construções, com o Luis Tavares, que entende de eventos como ninguém, não tivemos dúvidas em abraçar”, afirma Rimantas Sipas, diretor Comercial da operação do IEG no país.
Sipas ainda ressaltou que o IEG vai garantir todo suporte de investimento e marketing para o evento. “Iremos trabalhar arduamente para entregar uma feira de qualidade, com bons estantes e muitos visitantes. A união entre a Adpat, o Grupo Contramarco e nosso know how já é um sucesso”, finaliza.
Participação do mercado
Henrique Bosco, engenheiro civil e sócio fundador da HB Laudos e Perícias, classificou a realização da feira como um grande marco na história do setor. “Ela vai trazer muita inovação, troca de conhecimento e experiência. Com certeza, o setor de construção irá melhorar com a chegada da Feipat”, avaliou durante a cerimônia de lançamento.
Assim como Bosco, Gabriel Galastri, arquiteto e representante da empresa Aluparts, destacou que “a Feipat está revolucionando o mercado e irá agregar muito em qualidade”. Para Daniel Estrela, idealizador e co-fundador da Arch Glass Brasil, o evento “é extremamente importante e irá permitir uma maior comunicação com os engenheiros”. Por fim, o engenheiro civil Renato Sahade elogiou “a possibilidade de concentrar tudo sobre patologias em um único lugar”.
Sobre a Contramarco
Inserido no setor da construção civil há 25 anos, com foco na indústria de esquadrias e vidro, o Grupo Contramarco iniciou suas atividades no ano 2000 lançando a revista Contramarco e a FESQUA - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada a cada dois em São Paulo/SP.
O sucesso crescente dessas duas iniciativas pioneiras no setor da construção civil impulsionaram a direção do Grupo a criar novos eventos especializados e bem-sucedidos, como o SAIE VETRO - Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (realizado a cada dois anos em Florianópolis/SC); o Fórum Contramarco ( é realizado periodicamente em uma região do país); o Prêmio Nelson Firmino (voltado para destacar obras e projetos especiais) e a FESQUA VETRO - Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil, que ocorre simultaneamente à grande feira FESQUA, considerada a terceira maior do mundo no segmento de esquadrias.
Hoje, o Grupo Contramarco é o principal polo gerador de negócios e conexões para profissionais da indústria de esquadrias e vidro no país.
Sobre o IEG
Em 2022, o IEG - Italian Exhibition Group, uma das principais organizadoras de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, nove feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones e espacial: BTFF - Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR e e-VTOL.
O IEG - Italian Exhibition Group, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões.