São Paulo, abril de 2024 - “Se está na mão, veio de caminhão. Todas as coisas que estamos usando hoje vieram de caminhão até aqui. Não temos dúvidas de como esses profissionais são importantes na vida de todos nós”. É celebrando a presença dos motoristas pelas estradas do país que Sula Miranda, conhecida como a Rainha dos Caminhoneiros, participou do último episódio do Conectando Rodas, podcast que é uma das iniciativas da Motz, transportadora digital da Votorantim Cimentos.
Durante a entrevista, realizada por Fernando Dutra, Head Comercial e de Operações da Motz, um dos temas que prevaleceram foi o futuro do segmento e como a falta de pessoas interessadas está afetando a performance de diferentes negócios no país. Em suas falas, Sula Miranda destacou a rotina de desafios e dificuldades nas estradas e a importância de mais iniciativas e infraestrutura para melhorar a qualidade do trabalho, engajando cada vez mais profissionais para esse ramo. “Nós estamos vivendo um momento perigoso. O nosso país é rodoviário e, pelas estatísticas, daqui alguns anos, infelizmente, não teremos mais caminhoneiros. E isso não é apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Precisamos estimular novos profissionais a virem para a área dos transportes, com informação e capacitação”, afirma.
A primeira temporada do Conectando rotas contou com 5 episódios e reuniu grandes nomes do setor como Filipe Trivellato, Diretor de Logística da Ambev, e o Diretor da Edenred Repom, Vinicios Fernandes, com o intuito de debater as principais tendências, desafios e oportunidades da logística. “Finalizar a temporada com as memórias e conhecimento da Sula Miranda foi muito importante para ilustrar todo nosso reconhecimento para com os motoristas. Além de ter uma presença muito forte na história de todos esses profissionais, ela trouxe temas bastante relevantes para o setor de uma forma acessível e descontraída, que era o nosso intuito com o podcast desde o começo”, afirma Dutra.
Atuante no setor logístico, a Motz é uma transportadora digital que centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete. Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo.
Sobre a Motz:
A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, ágil, inovadora e com muita tecnologia. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com mais de 28 mil motoristas cadastrados em sua base, a Motz está presente em mais de 100 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário no país. Foram mais de 665 mil viagens em 2022, registrando a média de 76 viagens a cada hora. Mais informações no link.