02/09/2024 às 18h07min - Atualizada em 03/09/2024 às 00h00min

Carandaí 25: maior festival de moda autoral da América Latina se une a Feira Preta e outros coletivos

Evento terá edição entre 5 e 8 de setembro com desfiles e shows gratuitos da Favela Brass, Banda de Jazz Tunico Quarteto, Amanda Coronha e DJ Ana Santi

Repórter JB
Divulgação
 

 O Carandaí 25 vai celebrar a “Alma Brasileira” em toda a sua essência na segunda e última edição do ano. Entre os dias 5 e 8 de setembro, 200 pequenos produtores das cinco regiões do país estarão reunidos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, para o mais diverso e divertido encontro da moda autoral de todos os tempos. 

Com o objetivo de fortalecer o evento, o festival se alia a outros coletivos, como a Feira Preta em sua versão Pocket - que trará à cidade marcas de empreendedorismo negro - e o coletivo Beja, - que vai reunir uma seleção de produtos de beleza nacionais. Juntos, ocuparão os 7 mil metros quadrados das tribunas que já viraram a casa do Carandaí 25 na cidade.

A programação contará com shows da Favela Brass, Banda de Jazz Tunico Quarteto, Amanda Coronha e DJ Ana Santi, além de cortejo musical, desfiles inéditos, workshops, exposições de arte e rodas de conversa, seguindo a tradição da curadoria de Tati Accioli, idealizadora do movimento. O festival receberá, também, a tradicional seleção de criativos da decoração, design, artes plásticas, beleza, bem-estar, gastronomia e uma série de ações como mola propulsora para jovens talentos. 

“Nosso propósito é trazer sempre novas formas de se fazer negócios com experiências diferentes e assim girar a economia criativa. Hoje, formamos ecossistemas de marcas de todo o país com a missão de devolver ao Rio de Janeiro o seu lugar de protagonismo com a nova cena da moda brasileira”, diz Tati Accioli, curadora do Festival Carandaí 25.

O movimento terá, pela primeira vez, uma agenda de desfiles. Na quinta-feira, 05 de setembro, o festival contará com a apresentação das coleções de oito marcas: Fernanda Di Biase com sua mão artesanal; a sofisticação despojada da Nadruz; a alfaiataria contemporânea de Kalina Bourgeois; as paulistanas Heloisa Faria e Lo de Lui; a estreia na cidade de Lu Lima com sua marca homônima; a moda feita entre São Paulo e Londres da Mapa; e a Inttuí, com suas cores da Bahia.

Segundo Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta e Diretora Executiva da PretaHub, essa parceria foi uma maneira de levar a essência e a história do Festival Feira Preta para outros territórios. “Essa é mais uma amostra da potência do nosso trabalho em prol dos afroempreendedores. O intuito do evento é possibilitar uma experiência enriquecedora, sobretudo no que diz respeito à cultura e à economia criativa no campo da moda”, afirma.

O evento conta com o patrocínio do SEBRAE, que capacitará dez marcas, assim como 20 alunos da Faculdade Estácio de Sá, ao lado da Granado, que traz o melhor da perfumaria nacional alinhada ao propósito do movimento, e da Prio, que entra em cena com uma larga programação cultural. 

Programação completa:

DIA: 05/09

 

14h: Bate-papos - Papo Delas - Arte

15h: Atração musical - Favela Brass

16h: Fala PRIO - CEO PRIO + bate-papos com líderes de Institutos

17h30: Desfile - Carandaí 25

 

19h: Atração musical - Banda Jazz: Tunico Quarteto

 

DIA 06/09

 

15h: Oficina - Oficina de cordel 

 

16h: Oficina - Pintura de tecido

 

17h: Bate-papo - Papo Delas - Música

 

19h: Atração musical - Amanda Coronha

 

DIA 07/09

 

15h: Oficina - Arranjo Floral

 

16h: Oficina - Perfumaria

 

17h: Bate-papo - Papo Delas - Arte e moda/ SEBRAE

 

19h: Atração musical - Roda de Choro - Quarteto Urubatan



 

DIA 08/09

14h: Desfile - Estácio de Sá

15h30: Oficina - Empreendedorismo com Estácio

17h: Bate-papo - Papo Delas

18h30: Atração musical - Favela Brass

19h: Atração musical - DJ Ana Santi

 

SERVIÇO: 

Festival Carandaí 25

Data: De 05 a 08 de setembro

Local: Jockey Club Brasileiro, Praça Santos Dumont, 31 - Gávea/ RJ

 

Sobre o Festival Feira Preta
Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afro-brasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JAICE AMANDA PEREIRA BALDUINO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.