12/11/2023 às 09h28min - Atualizada em 13/11/2023 às 18h25min

Vestibulinho das Etecs: inscrições para o primeiro semestre de 2024 terminam amanhã

Interessado tem até as 15 horas de segunda-feira (13) para se candidatar no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/vestibulinho-das-etecs-inscricoes-para-o-primeiro-semestre-de-2024-terminam-amanha/
Para participar do exame é preciso preencher as informações solicitadas e pagar a taxa de inscrição (Foto: Roberto Sungi)

O período de inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2024 vai até as 15h desta segunda-feira (13) pela internet. Esta é uma oportunidade para ter acesso a um ensino de qualidade, de forma gratuita. A prova será aplicada em 10 de dezembro. O valor da taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 34

As Etecs oferecem 91.913 vagas para Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. O detalhamento dos cursos, vagas e unidades participantes estão disponíveis no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Inscrições

Para participar do Vestibulinho das Etecs é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e, em seguida, pagar a taxa de inscrição. O valor deve ser pago em dinheiro em qualquer agência bancária ou via internet, por meio de aplicativo bancário, ou ainda por meio da ferramenta Getnet disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 13 de novembro, às 15h.

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Mais informações sobre o processo de inscrição e a documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

As Etecs oferecem acesso à internet e a computadores para quem deseja fazer a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis.

Conheça o total de vagas e os requisitos para cada modalidade:

Cursos Técnicos

Para o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), estão disponíveis 45.156 vagas, destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec), por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Para concorrer a uma das vagas é preciso:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Ensino Médio Integrado ao Técnico

O processo seletivo disponibiliza 40.715 vagas, incluindo as opções nos períodos da manhã, tarde, noite (M-Tec) e integral (M-Tec-PI).

Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)

A modalidade AMS permite que o estudante conclua o Ensino Médio, Técnico e Superior em um período de cinco anos. As 1.927 vagas estão disponíveis em 37 unidades do Estado.

Ensino Médio com itinerários formativos

São ofertadas 2.580 vagas para o Ensino Médio com Itinerários formativos em: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Requisito para ingresso nos diversos formatos do Ensino Médio:

O candidato precisa ter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, ou ainda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Especializações Técnicas de Nível Médio

Nesta modalidade, o Vestibulinho das Etecs oferece 1.535 vagas, sendo 615 para cursos presenciais e 920 para a modalidade EaD, destinadas ao curso de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

Para concorrer nesta opção, nos cursos presenciais, é preciso ter cursado integralmente e concluído, até 10 de janeiro de 2024, o Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido, conforme relação disponível na internet. Para concorrer a uma vaga do curso online, o candidato deve ter cursado integralmente qualquer curso Técnico ou Superior até 10 de janeiro do próximo ano.

Vagas remanescentes de segundo módulo

Estão disponíveis para os seguintes cursos: Administração; Administração (EaD); Contabilidade; Desenvolvimento de Sistemas; Desenvolvimento de Sistemas (EaD); Eletroeletrônica; Eletrônica; Eletrotécnica; Guia de Turismo; Guia de Turismo (EaD); Informática para Internet; Logística; Mecânica; Recursos Humanos; Segurança do Trabalho.

Para disputar uma vaga o interessado deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio, ou concluído a série, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental 2, ou equivalente, integralmente na rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

É preciso verificar na portaria quem tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O candidato com deficiência deverá indicar na Ficha de Inscrição eletrônica que necessita de condições especiais para realizar a prova e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na ficha disponível na internet, impreterivelmente, até as 15h do dia 13 de novembro.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá indicar essa informação no ato da inscrição, no campo específico, sem abreviações. Também é preciso enviar durante o período de inscrição, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

O calendário completo do Vestibulinho das Etecs está disponível no site.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Vestibulinho das Etecs: inscrições para o primeiro semestre de 2024 terminam amanhã apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.