13/11/2023 às 15h51min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

Fundação Abrinq alerta para queda da cobertura vacinal contra a poliomielite

A poliomielite é altamente contagiosa e a vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença

https://www.fadc.org.br
Divulgação
No esforço contínuo de promover a saúde e o bem-estar infantil, a Fundação Abrinq está organizando uma audiência pública para tratar da proteção das crianças contra a poliomielite, uma doença viral, também conhecida como paralisia infantil, que pode afetar gravemente o sistema nervoso dos pequenos.

A audiência pública acontecerá no dia 23 de novembro, às 17h00, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a pedido da deputada Solange Freitas. Este é um evento crucial para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação. A poliomielite é altamente contagiosa e a vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença.

Dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq, indicam que a cobertura vacinal, especialmente na primeira dose da imunização em crianças com até 1 ano de idade, está abaixo do ideal no Brasil.

Em 2022, apenas 77,2% da população nesta faixa etária recebeu a primeira dose, e a taxa de aplicação da dose de reforço, destinada a crianças com menos de 4 anos, foi ainda mais alarmante, com apenas 67,7% de adesão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma cobertura vacinal de pelo menos 95% para interromper a circulação do vírus.

A Fundação Abrinq enfatiza que as campanhas de vacinação em larga escala desempenham um papel crucial na erradicação da poliomielite. Além de proteger as crianças individualmente, elas contribuem para o fortalecimento da imunidade coletiva, impedindo a disseminação do vírus.

“A participação nesta audiência pública é uma oportunidade de unirmos esforços e trabalharmos para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação”, reforça Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Além disso, a Fundação Abrinq, em parceria com a Sanofi, lançou o Projeto Vacinação. Este projeto, inicialmente implementado em Santos, mobiliza equipes de Saúde e gestões municipais para reverter a queda na imunização. Ele inclui a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para contribuir com a elaboração de um Plano Municipal de Imunização focado na poliomielite, adaptado às necessidades locais, além de oferecer capacitações para profissionais da atenção básica.
 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.