13/11/2023 às 15h44min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

Mosca-dos-chifres: combinação dos princípios ativos fipronil e diazinon pode evitar perda de até 20% na produção de leite

Animais sem tratamento recebem até 40 picadas por mosca em um único dia

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Matthis Volquardsen/Pexels
A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é uma das principais pragas da pecuária brasileira, seja para quem produz carne ou leite. Com potencial para causar enormes perdas econômicas e à produtividade, esse inseto hematófago se alimenta do sangue dos bovinos por meio de picadas. “Cada mosca pode picar um animal até 40 vezes por dia. Seu potencial de prejuízo é imenso, chegando a U$ 3 bilhões/ano para a atividade como um todo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”, destaca Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

Com o retorno das chuvas e o clima quente, as infestações ocorrem com maior intensidade nas propriedades rurais. Ou seja, é sinal de alerta para a pecuária leiteira, que já enfrenta um ano desafiador. Uma das ferramentas mais eficazes no combate à mosca-dos-chifres é o uso de brinco mosquicida composto por fipronil e diazinon aliado ao antiparasitário injetável com fluazuron e eprinomectina. “Essa combinação é extremamente poderosa e pode livrar as vacas leiteiras das moscas 30 minutos após a aplicação. Além disso, a proteção dura por 210 dias ininterruptos”, informa Coutinho.

Além do ganho em bem-estar e conforto animal, a solução apresenta importante retorno econômico, já que o brinco possui carência zero, ou seja, o leite pode ser destinado ao consumo humano normalmente – o que evita a perda de dias de produção devido à administração de medicamentos.

Para colaborar com o combate à mosca e à devolução de rentabilidade e produtividade ao negócio dos produtores, a Vetoquinol Saúde Animal, companhia francesa que celebra 90 anos em 2023, coloca à disposição dos produtores o brinco mosquicida Fiprotag® 210 e o endectocida Bullmax® Premium, que possuem eficácia comprovada contra infestações
Enquanto Fiprotag® 210 apresenta a poderosa combinação de fipronil e diazinon para combate ao Haematobia irritans, Bullmax® Premium destaca-se por conter fluazuron e eprinomectina. “São soluções modernas desenvolvidas para contribuir com a produtividade da pecuária brasileira e proporcionar bem-estar aos animais seja de corte ou de leite. É imprescindível que cuidemos dos nossos bovinos, pois eles são os responsáveis por alimentar o planeta e gerar segurança alimentar para 1 bilhão de pessoas”, finaliza Antônio Coutinho.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.