13/11/2023 às 16h44min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

Anunciados os vencedores do Prêmio Global de Pluralismo 2023

Três vencedores foram selecionados como beneficiários deste ano, recebendo US$ 50.000 para continuar seu trabalho em prol do pluralismo

Osmar Barros
https://award.pluralism.ca/
Divulgação
OTTAWA, CANADÁ - novembro de 2023 – A organização independente e de caridade Global Center for Pluralism anunciou hoje os três vencedores do Prêmio Global Pluralism 2023. São eles:

Esther Omam (Camarões) – construtora da paz, mediadora e defensora dos direitos humanos que mobiliza mulheres e jovens de Camarões para defender o fim do conflito;
Red de Intérpretes y Promotores Interculturales Asociación Civil (México) – Coletivo de jovens indígenas em Oaxaca, México, que fornece interpretação de língua indígena para aqueles indíduos envolvidos em processos judiciais no México e nos Estados Unidos;
REFORMA: Associação Palestina para o Empoderamento e o Desenvolvimento Local (Palestina) – organização não governamental que constrói a solidariedade entre grupos na Palestina, capacitando-os para se envolverem na vida social e influenciarem a tomada de decisões.
 
Um júri independente e internacional de especialistas selecionou os três vencedores deste ano e sete ganhadores de menções honrosas entre 200 inscrições em 60 países, após um rigoroso processo de revisão. Apresentado de dois em dois anos, o Prémio Global Pluralismo celebra o trabalho inspirador e corajoso que ajuda a construir sociedades mais inclusivas, onde a diversidade é valorizada e protegida.

Dr. Marwan Muasher, presidente do júri do prêmio e vice-presidente de estudos do Carnegie Endowment for International Peace, disse: “O trabalho dos vencedores do prêmio tem um enorme valor no mundo hoje. O pluralismo não está enraizado em todas as sociedades ou em todos os países. Aqueles que trabalham pelo pluralismo, que realmente acreditam que a diversidade é uma fonte de força e não de fraqueza, precisam ser reconhecidos e celebrados.”

Meredith Preston McGhie, Secretária Geral do Centro Global para o Pluralismo, afirmou: “Não consigo pensar em nada mais importante do que comprometer-se novamente com os valores do pluralismo e encorajar os líderes de todo o mundo a fazerem o mesmo. Os vencedores do Prémio Global Pluralismo de 2023 demonstram como o pluralismo pode ser promovido com criatividade e coragem. Espero que sejam vistos como exemplos de liderança possível, mesmo quando as divisões parecem intransponíveis.”

Esther Omam afirmou: “Este prêmio é uma reafirmação do valor do conceito de ‘Não deixar ninguém para trás’. Que a humanidade, mais do que nunca, esteja sempre em primeiro lugar. Que a diversidade seja o nosso vínculo e que, com o pluralismo, todos possam ter voz. Esse prêmio simboliza tudo pelo que luto como mulher, construtora da paz e líder em Camarões, um país onde a aceitação da diversidade e pluralidade sejam uma solução para a nossa situação.”

Eduardo Martinez, Diretor-Geral e Representante Legal da Red de Intérpretes y Promotores Interculturales Asociación Civil disse: “Este prêmio oferece uma oportunidade para destacar as lutas da juventude no Sul, jovens racializados que resistem à opressão linguística e cultural do Estado e seus sistema de justiça. Nos reinventamos e lutamos, juntos, a partir de nossos territórios.”

Oday Karsh, Diretor Geral da REFORM disse: "Desde o seu início, a REFORM tem se dedicado a promover a diversidade e a abraçar as diferenças como um recurso valioso para a diversidade social e cultural, que por sua vez promovem a solidariedade entre os vários componentes da sociedade palestina. Combatemos ativamente estereótipos e estigmatização em todas as frentes. Este prêmio é uma prova do nosso compromisso no caminho certo, e esperamos que seja uma conquista internacional para a Palestina. Ele incentiva-nos a continuar os nossos esforços corajosos contra a exclusão, assimetria de poder e a marginalização, ajudando a amplificar as nossas vozes para exigir a restauração da democracia na Palestina."

Os premiados serão reconhecidos em uma cerimônia que será realizada em novembro em Ottawa, Canadá. Cada vencedor receberá US$ 50.000 (CAD) para promover seu trabalho em apoio ao pluralismo.

 
Prêmio Global Pluralismo 2023: Menções Honrosas


Build Up (Quénia/Estados Unidos/Global): é uma rede de inovadores para a paz que utiliza a tecnologia para enfrentar a polarização e tornar os processos de construção da paz mais inclusivos de diversas vozes e perspetivas.
 
Deeyah Khan (Noruega/Estados Unidos): é um documentarista e ativista que combate o extremismo e promove a compreensão e a empatia por entre as divisões ideológicas, religiosas e raciais.
 
India Love Project (Índia): desafia a exclusão e o preconceito na Índia ao partilhar histórias de amor de uniões não tradicionais entre casais inter-religiosos, inter-castas e LGBTQ+ nas redes sociais.

Lea Baroudi (Líbano): é uma mediadora para a paz que utiliza a arte, a cultura e o empreendedorismo social para proporcionar à juventude libanesa a rara oportunidade de construir um futuro fora do extremismo violento e do sectarismo.

Politize! Instituto de Educação Política (Brasil): é uma organização apartidária e sem fins lucrativos que combate a polarização no Brasil, produzindo educação política gratuita e imparcial, formando líderes cívicos para resolver problemas de políticas públicas e formando professores para educar jovens para se tornarem cidadãos comprometidos.

Rede Global Inter-religiosa para pessoas de todos os Sexos, Orientações Sexuais, Identidades e Expressões de Gênero - GIN-SSOGIE (África do Sul/Global): apoia pessoas LGBTIQ+ do Sul Global e do Leste a defenderem o fim da violência e da perseguição contra minorias sexuais e de género.

Touché (Bélgica) é uma empresa social que presta apoio a atuais e ex-prisioneiros e a jovens em risco e, no processo, promove uma visão positiva a partir da raiva e da agressão.


Sobre o Prêmio Global do Pluralismo
O Prêmio Global do Pluralismo reconhece o pluralismo em ação. Atribuído todos os anos a indivíduos, organizações, governos e empresas de todo o mundo, o prêmio celebra o trabalho inspirador e corajoso que ajuda a construir sociedades mais inclusivas, onde a diversidade é valorizada e protegida.

O Prêmio é concedido pelo Centro Global para o Pluralismo, uma organização de beneficência independente fundada por Sua Alteza o Aga Khan e pelo Governo do Canadá, e é possível em parte graças ao generoso apoio do TD Bank Group. Para obter mais informações sobre o prêmio, visite https://award.pluralism.ca/.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.