09/01/2024 às 10h27min - Atualizada em 10/01/2024 às 00h00min

Mickey Mouse original entrou em domínio público em 2024, mas a Disney faz alerta: As versões modernas continuam protegidas.

No Brasil, os direitos autorais duram por 70 anos após a morte do autor.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação

A versão inicial de Mickey Mouse, entrou no domínio público em 1º de janeiro de 2024. O desenho, que completa 95 anos, agora pode “pertencer” a todo mundo.
“Versões mais modernas do Mickey permanecerão inalteradas pela expiração dos direitos autorais de Steamboat Willie, e Mickey continuará a desempenhar um papel de liderança como embaixador global da Walt Disney Company em nossas narrativas, atrações de parques temáticos e produtos,”  afirmou um porta-voz da Disney a vários meios de comunicação em um comunicado. “Vamos, é claro, continuar a proteger nossos direitos e trabalharemos para salvaguardar contra a confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos.”

A transição para o domínio público do Mickey Mouse de “Steamboat Willie” abre novos horizontes criativos, mas também exige cautela para evitar conflitos de direitos autorais com versões mais recentes do personagem, ainda protegidas pela Disney. A Disney batalhou durante décadas para estender a proteção dos direitos autorais de “Steamboat Willie”, garantindo exclusividade até 2023.

A Disney continua a proteger as versões mais modernas de Mickey Mouse e outros personagens sob leis de direitos autorais e marca registrada.

Nos Estados Unidos, os direitos autorais de obras criadas antes de 1978 duram 95 anos após a data de publicação.

No Brasil, os direitos autorais duram por 70 anos após a morte do autor.

Isso significa que ao criar um negócio, uma obra, desenhos industriais, criação de marcas entre tantas outras criações o registro de marcas e patentes tem sua total importância, porque nunca podemos imaginar onde nossa criação, nome e negócio podem chegar, exemplo claro e objetivo é o Mickey.

Fernanda Thaise CEO da ®Lions Marcas e Patentes afirma que independente do ramo do seu negócio, marca ou nome a proteção precisa existir. abrir um CNPJ é fácil e simples, mas não isso não vai garantir exclusividade do seu nome e marca.

Hoje com a dinâmica da internet é preciso garantir que sua empresa, nome e marca estejam amparados pelas leis, Não abra mão disso.

Saiba mais sobre a empresária Fernanda Thaise e a empresa Lions Marcas e patentes pelo instragram:

 

@fernandathaise_

@lionsmarcas  

Web site:

https://lionsmarcas.com.br/

 


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