12/01/2024 às 10h16min - Atualizada em 15/01/2024 às 00h00min

Museu da USP divulga programação de férias para crianças e adolescentes

O Museu de Arqueologia e Etnologia oferece atividades gratuitas no mês de janeiro para crianças dos 6 aos 16 anos de idade

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/museu-da-usp-divulga-programa-de-ferias-para-criancas-e-adolescentes/
Visita guiada da Reserva Técnica

Todos os anos, durante as férias escolares de janeiro e julho, o Núcleo Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas para o público infanto-juvenil. A partir do dia 15 de janeiro, o MAE oferecerá suas primeiras atividades de férias de 2024, que acontecerão presencialmente nas instalações do museu, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.

O programa oferecido desta vez será focado em uma das exposições que está em cartaz no museu, a “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, além da Reserva Técnica Visitável.

Com vagas limitadas, as inscrições já podem ser feitas de forma gratuita e aberta ao público. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato através do e-mail ou do telefone do Educativo do museu.

As atividades serão distribuídas em seis dias diferentes, e cada dia será atendida uma faixa etária, como divulgado pela comunicação do MAE. As datas ficaram divididas da seguinte forma:

15/01 (segunda-feira): crianças de 6 a 8 anos
17/01 (quarta-feira): crianças de 9 a 11 anos
18/01 (quinta-feira): crianças de 6 a 8 anos
19/01 (sexta-feira): crianças de 9 a 11 anos
22/01 (segunda-feira): adolescentes 12 a 16 anos
24/01 (quarta-feira): adolescentes de 12 a 16 anos
Em todas as datas, as atividades estão programadas para serem realizadas das 14h às 17h.

Resistência já!

A exposição “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, está em cartaz no MAE e é um dos focos do programa de férias. A mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre o museu com os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena.

Selecionados pelos próprios indígenas, a exibição coloca em exposição fotografias, vestimentas e demais artefatos para ensinar e aproximar os visitantes da cultura e das tradições dos povos indígenas do Brasil.

Além das visitas programadas dentre as atividades de férias para o público juvenil, a exposição está aberta no museu com entrada livre, sem necessidade de agendamento. Para os que quiserem contar com um guia durante a visita é necessário o aviso prévio ao museu para realizar a reserva. O MAE funciona de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h.

Reserva Técnica

Além da exposição, outro foco da programação é a Reserva Técnica Visitável (RTV). A Reserva é uma coleção de arqueologia amazônica que foi recebida pelo MAE em 2005, em forma de guarda provisória.

A coleção conta com diferentes artefatos arqueológicos de várias regiões da Amazônia, e evidenciam as formas de ocupação indígena desses territórios. Além da exibição dos materiais, na RTV o MAE busca demonstrar aos visitantes a atuação de um museu e suas responsabilidades com seu acervo.

A Reserva também é aberta à visitação para além do programa de férias, sendo necessário um agendamento prévio para o atendimento ao público.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Museu da USP divulga programação de férias para crianças e adolescentes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.