Mesmo em turnê com a seu livro de estreia, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”, em cidades como São João Del Rei e Barbacena, a autora e doutora em Literatura Comparada, pela Federal de Minas, Girlene Verly, apresenta a sua segunda obra poética pela editora Patuá: “Dança de Samambaias” que está em pré-venda pelo site editorapatua.com.br e promete envolver os leitores por meio da dança de palavras, isto é: sua narrativa poética e imagens impactantes que revelam não apenas a poesia das palavras, mas também um corpo que expressa as suas emoções através da arte.
Ano passado, durante a FLIP - Festa Internacional de Paraty, a escritora, que também é bailarina e especialista em Dançaterapia, durante uma intervenção artística, no Espaço Leia Mais, trouxe uma pequena prova, aos espectadores, do que estava por vir. A sua performance artística, durante evento, transcendeu a escrita e mostrou sua dança utilizando o seu corpo ao conduzir o leitor por um espetáculo de versos onde cada pessoa era convidada a imaginar uma palavra e a escrever, com o auxílio de um pilot, no próprio corpo da artista, enquanto a mesma dançava ao som da música Samba da Utopia, interpretada pela cantora Ceumar.
De acordo com Vanessa Passos, escritora e professora de escrita criativa, “ Os versos dessa obra fazem pirouettes e fouettés com a leveza e a segurança de uma poeta que sabe a que veio. A autora revela suas referências: Graham, Ducan, Baush. O ritmo é um convite ao movimento, às sensações e à experiência da dança. A autora-bailarina confia na sua performance e faz um pas de deux, com o leitor que, sem dúvidas, não há como sair ileso da leitura desses versos,” diz.
Os leitores interessados em adquirir o livro durante a pré-venda devem acessar o site da Editora Patuá e garantir o seu exemplar por R$50. Girlene Verly, além de escritora, é mineira, formada em Letras pela UFSJ e dançaterapeuta. Participou de antologias de contos e poesias e de revistas literárias. Publicou, em 2023, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”, pela editora Folheando, além de ter sido selecionada para a antologia “Nós” do Selo Off Flip.
Conheça algumas de suas poesias em “Dança de Samambaias”:
Na poesia, intitulada “Maestria”, a autora aborda a dança enquanto manifestação poética que inspira os corpos e transcende as palavras. Sugere que a própria poesia é uma manifestação da dança, utilizando esta linguagem para expressar os sentimentos a partir de movimentos.
Em “Paralisia”, Girlene explora a relação da dança com a vida e destaca o medo que a dança pode causar, mas também ressalta o poder curativo dela, que pode ser vista como uma intrusa, muitas vezes gerando intimidação. Porém, é também apresentada como o oposto, trazendo energia e movimento, desafiando a inércia e a estagnação da rotina, do cotidiano.
“Lápide” retrata a vida de alguém que viveu intensamente porque a dança estava em sua vida. A dança é usada para expressar a forma como essa pessoa aproveitou cada momento, desde os dias mais simples até os momentos mais intensos. Ela dançou com todas as suas emoções e experiências de alegria, dor, amor, solidão, esperança e desilusão. Destaca a transformação que essa pessoa passou ao viver a dança da vida, trazendo o prazer de sentir-se viva, conectada a sua própria essência.
A autora pode ser encontrada pelo Instagram @autora_verly e pelo Youtube como Girlene Verly.
“Posso adiantar que é um livro mais ousado na forma e na temática. São poemas antigos e novos que foram retrabalhados com uma maior intensidade dramática e mais intenção artística, no sentido de que os poemas, em sua totalidade falam de dança, mas não somente como a concebemos, tratam de uma dança mais orgânica, nutrida por teorias como a do bailarino Klauss Vianna e da mestra da dançaterapia Maria Fux. Ao longo do livro o tema se apresenta nos mais variados contextos, incluindo os mais insólitos, fazendo, quase sempre, a contraposição com a dança da vida”, justifica Girlene Verly.
Agenda da autora:
⦁ Pré-venda de “Dança de Samambaias” - até 29 de janeiro, pelo site da Editora Patuá.
⦁ Lançamento presencial: em breve
⦁ Evento de autógrafos do livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” - 23 de fevereiro, às 18h, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João Del ReI, Minas Gerais, e 23 de março, às 15h no Café Krambeck, em Barbacena, Minas Gerais.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U