26/04/2024 às 18h59min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h00min

Treesales e Imma Consult unem forças para projetos futures thinking e cultura organizacional, mirando expansão para Europa

Metodologias visam preparar empresas para implementação de transformação digital, de materiais e de futuros buscando formar lideranças capazes de protagonizar mudanças nas organizações e no mercado

Daniel Navarro Betonico
http://treesales.com.br
Ricardo Benicchio / Treesales
A Treesales, consultoria especializada em transformação digital com ampla experiência em projetos no agronegócio, se uniu à Imma Consult, que atua no Brasil e em Portugal com inteligência em design e inovação nas áreas de serviços, cultura e futuros. A operação da Imma no Brasil foi incorporada ao grupo Treesales, que atualmente é responsável pela gestão de budgets que somam R$50 milhões, em serviços relacionados a Programas de Eficiência Corporativa através de Transformação Digital, Governança, Co-gestão de TI, Inovação e Corporate Venture Capital.

“Ao longo dos últimos anos, temos apoiado dezenas de organizações em seus desafios de governança digital, desde a estratégia, passando pela implementação e manutenção tecnológica em TI em geral”, explica o CEO da Treesales, Luciano Fernandes.  

Em 2022, explica o executivo, a companhia fez um movimento rumo a projetos de open innovation e venture capital e agora fecha o ciclo agregando metodologias de futures thinking e design de futuros. “Nosso propósito é promover junto com as empresas a transformação com a visão do futuro, da inovação e do digital. Entendemos que isso seja transformar de verdade”, afirma Fernandes.

Em sua visão, o empresário brasileiro é muito aberto à adoção de novas tecnologias, característica que posiciona muitas empresas brasileiras entre as mais competitivas no mundo, sobretudo no agronegócio, um dos segmentos chave da Treesales.  

Fernandes destaca, entretanto, que as organizações ainda necessitam de suporte para que suas equipes sejam protagonistas no desenvolvimento e aplicação inteligente de tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Internet das Coisas.

Para a Treesales, essa mudança passa pela aplicação de metodologias e processos de cultura organizacional nas empresas, preparando lideranças e times gerenciais para a chamada ‘alfabetização de futuros’.  

“A equipe futuro-centrada é empoderada e capaz de resolver os desafios do dia a dia e de agir na operação presente da empresa, mas livre de raciocínio emergencial.  Sabe exatamente seu norte e onde quer chegar de forma macro”, explica Augusto Carminati, head de futuros da Treesales e sócio da Imma Consult.

Carminati explica que o futures thinking é o conjunto de técnicas e metodologias que utilizam cenários para desenhar futuros prováveis e desejáveis. Nas organizações, incluindo o agronegócio, as variáveis são as mais diversas, passando pelo clima, inovações em tecnologia, saltos digitais, biotecnologia e processos geopolíticos, demandas de mercado e dos países e mudanças de comportamento da sociedade em geral, dentre outras.  

“Ao antecipar tendências e prever cenários dentro e fora das empresas, as metodologias de futuro trazem mais efetividade na solução e no enfrentamento dos desafios. Afinal, adaptar-se não deixa de ser fundamental para a continuidade dos negócios, mas ser protagonista das mudanças é ainda mais essencial para quem busca liderança no mercado”, avalia.  

Academia I.A.
A parceria Treesales e Imma Consult já deu origem a um novo projeto: a Academia da I.A., que inicia suas atividades oferecendo fluência em inteligência artificial corporativa para empresas atendidas pelas duas companhias. A ideia é levar ferramentas baseadas na tecnologia que possam otimizar o cotidiano dos colaboradores, simplificando tarefas e melhorando resultados tanto para empresa quanto para colaborador.

Grupo Treesales
Com sede no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto (SP), a Treesales é especializada em gestão e governança de TI com foco em transformação digital e Inovação. O grupo gerencia projetos que somam R$ 50 milhões em investimento e savings no biênio 2024/25. Suas atividades incluem consultoria estratégica em TI, gestão de projetos (PMO), gestão de mudança, (CMO), gestão de programas de inovação, Strategy, Data and Analytics, Business Process Control, estruturação de Corporate Venture Capital e projetos de future thinking e design de futuros.  

Seu portfólio inclui empresas como Usina Nardini, Tereos, Oscar Calçados, Usina São João, Usina da Pedra, Santa Emília Veículos e LagoSan, Lowell Cosméticos, Bionovis Biofarma, Frigorífico Barra Mansa, Matilat, Usina Cerradão, JF Citrus, JF Bricks, Montante Construtora.

Imma Consult
A Imma Consult, que está presente no Brasil e em Portugal, trabalha com inteligência em design e inovação em áreas de serviços de UX, Product Discovery, Design Thinking e métodos ágeis, cultura de organizações e também a ampla gama da área de futuros. Em uma década de atuação, já atendeu MSD, DHL, Citrosuco, Galp Energia (Portugal), Dabi Business Park, CTT Correios de Portugal, Vodafone, Sesc e Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro S.A.), entre outros.  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.